Atualmente, muito se fala sobre o Marketing de Relacionamento, que nada mais é do que as estratégias de aproximação com o público-alvo de interesse do seu negócio

Para quem trabalha com vendas diretas, é importante manter esse relacionamento como pré-requisito para a fidelização do seu cliente

Quantidade nem sempre significa qualidade. E, no mundo das vendas diretas, isso significa que você não precisa atirar para todos os lados na tentativa de encontrar um cliente que se interesse por seu produto. Afinal, fidelizar os compradores que você já tem pode ser tão importante quanto atrair os novos. 

Nesse sentido, o Marketing de Relacionamento surge como uma estratégia para reforçar relações de proximidade, cujo pilar é a oferta de benefícios para garantir a satisfação e o sucesso dos seus clientes.

O raciocínio é simples: deixe de lado sua perspectiva de MEI e assuma a cabeça de um consumidor. A experiência da compra de um produto fica muito mais agradável diante de um atendimento personalizado e único, não é mesmo? Por isso, uma negociação próxima do cliente aumenta as chances de venda até de uma indicação para outros potenciais compradores.

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Como começar?

O primeiro passo para ter um bom marketing de relacionamento é conhecer o perfil dos seus clientes. Basta responder a algumas perguntas simples: vendo mais para homem ou mulher? Eles geralmente são de que faixa etária? Qual a renda média? Onde moram? Que tipos de produtos eles consomem? Com essas informações em mãos, você pode utilizar uma linguagem e uma postura que se adequem à realidade de cada um deles – sempre de maneira gentil e educada, é claro. E, uma vez que a negociação esteja estabelecida, é hora de por em prática as estratégias. 

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Tirando do papel

É importante saber que são as suas ações estratégicas que vão garantir parte do processo de relacionamento com o cliente. E o melhor de tudo é que a grade maioria delas são simples e, na prática, fazem muita diferença. 

Vamos a algumas dicas?

  • Se você trabalha com venda porta a porta, é importante levar sempre um mostruário junto e ter um estoque mínimo com seus produtos mais vendidos. 
  • Seus clientes podem ser uma forma de propaganda! Estimule quem compra de você a divulgar e compartilhe esses depoimentos. 
  • Identifique os clientes que realizam compras com frequências e aqueles que fazem diferença no faturamento da empresa. Mantenha um contato direto, informando, por exemplo, sobre promoções. 
  • Interaja e estimule interações. Parabenize seu cliente no dia do aniversário dele, realize pesquisas de satisfação sobre produtos e serviços. 
  • Faça um programa de bonificação por fidelidade. Isso incentiva o consumo e a preferência pela sua marca. 
  • Crie suas próprias estratégias! Conforme você for conhecendo o seu perfil cliente, fica mais fácil de desenvolver estratégias personalizadas. Não tenha medo de testar e inovar! 

Deu para perceber o quão importante é criar um bom relacionamento?

Bora colocar em prática.

E se precisar de ajuda, conte com a DicasMei.

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