Tão importante quanto cuidar das suas finanças, estar presente nas redes sociais e investir em estratégias de marketing para divulgar seu negócio é ter uma identidade visual bem definida para sua empresa.

O termo pode até soar desconhecido, mas ele pode ser um divisor de águas no seu trabalho. Para entender do que se trata esse conceito e como criar uma identidade visual para sua empresa, conversamos com a especialista Vanessa Sueishi, designer gráfico que respondeu as principais dúvidas sobre o assunto.

Confira o bate-papo e aproveite todas as dicas.

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MEiShop: O que é identidade visual?

Vanessa: Identidade visual é o conjunto de elementos que consegue representar a “personalidade” de uma empresa ou marca. Composta pelo logotipo (ou a logomarca), a paleta de cores e a tipografia, ela possibilita identificar o público-alvo e até o serviço ou produtos de um determinado negócio.

Isso quer dizer que, por meio da identidade visual, é possível mostrar se a uma empresa é do ramo alimentício, se é um salão de beleza ou se é uma empresa de acessórios ou bijuterias. Além disso, ela também consegue transmitir o estilo do negócio: um empreendimento que utiliza tipografia com serifa, por exemplo, passa uma ideia de mais seriedade, enquanto um empreendimento que utiliza tipografia sem serifa passa uma ideia mais moderna ou informal.

É assim que o público, de maneira até inconsciente, consegue identificar se uma empresa oferece aquilo que ele está buscando. Pode acontecer, por exemplo, de um salão de cabeleireiro escolher uma identidade visual muito refinada, levando o cliente a imaginar que aquele serviço não é para o seu bolso.

MEiShop: Por que é importante que uma empresa tenha a sua própria identidade visual?

Vanessa: Com uma identidade visual a empresa cria uma relação e identificação com seu público, passa maior credibilidade e consegue se destacar da concorrência. Além disso, especialmente para quem está começando, ela é importante para dar um ar profissional ao negócio.

No Instagram, por exemplo, uma empresa que possui um feed com as mesmas cores da paleta da marca, imagens de destaque que dialogam com a proposta da empresa e posts com a tipografia e o uso da logomarca parece muito mais “séria” do que aquelas que não possuem uma identidade definida. Isso passa mais confiança para o cliente, facilitando a sua tomada de decisão.

De que forma o Microempreendedor Individual pode usar a sua identidade visual, seja no mundo online ou offline?

Vanessa: Tanto no mundo online quanto offline, a ideia é sempre a mesma: ser lembrado. Logo, o MEI deve ter coerência visual em todas às vezes que aparecer para o cliente, seja nas peças que publica em suas redes sociais, em um flyer impresso ou enviado no WhatsApp, ou até mesmo em uma tabela de preços e produtos. Isso faz com que o profissional crie uma memória no cliente. O que, após um tempo, o leva a identificar a marca pelo seu material.

Para as empresas que possuem um ponto físico de vendas ou de atendimento, é importante ainda utilizar cores e elementos na decoração, pintura e fachada que tragam coerência à imagem passada ao público. Além disso, é indispensável dar atenção aos detalhes, prezando por uma boa estética e o uso correto da gramática.

É importante ressaltar que, caso o MEI não tenha como contratar um profissional para criar sua identidade visual, ele pode ao menos manter uma coesão na imagem de sua marca, utilizando uma paleta de cores e uma tipografia padrão para o seu negócio.

Quais elementos ou características o designer leva em conta na hora de criar a identidade de uma empresa?

Vanessa: Para a criação da identidade visual de uma empresa, o designer precisa saber qual é o seu público-alvo, que tipo de serviço ou produtos ela oferece, e quais são seus diferenciais e valores.

Além disso, obviamente, ele leva em conta sua experiência profissional na área, colocando em prática seus estudos sobre Comunicação, Teoria das Cores e Tipografia, de maneira a desenvolver o visual mais adequado para aquele negócio.

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É importante que a empresa passe alguma mensagem com a sua identidade?

Vanessa: Sim, é muito importante, pois a identidade visual é o conjunto de informações que o público vê e recebe de uma empresa. Ela é a vitrine do negócio, ou seja, o cartão de visitas do serviço.

Além disso, é importante lembrar que a mensagem transmitida precisa criar uma conexão e identificação com o público. Isso quer dizer que, mesmo que a pessoa não precise daquele produto ou serviço no momento, ela deve se lembrar da empresa em questão quando precisar. Tudo devido a uma “mensagem visual” agradável que ficou gravada em sua memória.

Por isso mesmo, até o nome de um empreendimento deve levar em conta o tipo de mensagem que o MEI deseja passar. Ele deve ser simples de lembrar, fazer alusão a sua área de atuação e ser fácil de pesquisar na internet.

Vanessa Sueishi, designer gráfico freelancer formada pela Unesp Bauru.