Existem várias dicas para concretizar uma venda: ter um bom relacionamento com o cliente, jogo de cintura, abertura para ouvir e adaptar sugestões, entre mais ideias. Mas documentar a proposta comercial, fazendo com que ela fique formalizada, pode fazer toda a diferença no momento da negociação. 

A proposta comercial é um documento feito pela empresa com a apresentação dos produtos ou serviços oferecidos, juntamente com mais informações relevantes como valores, prazos e principalmente o tipo de solução que pode ser oferecida para quem está disposto a comprar. 

Este conteúdo pode ser usado tanto por empreendimentos B2B (de empresa para empresa), quanto B2C (de uma empresa para o consumidor final). É uma maneira clássica para persuadir o cliente em potencial, por isso é importante ter uma proposta comercial sempre em mãos, e se possível, com atualizações constantes e adaptações para cada comprador.

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O MEI também deve usar esse recurso a seu favor. Para fazer uma proposta comercial, não é necessário uma equipe especializada no assunto. O documento é semelhante ao orçamento, porém com mais detalhes sobre como o trabalho é executado pelo seu negócio. 

Como fazer uma proposta comercial?

É preciso ter cuidado durante o desenvolvimento dessa ferramenta, para que ela seja de fato efetiva e não soe como algo apelativo. A proposta comercial não precisa ser complexa, o ideal é que a linguagem seja objetiva e que cative a pessoa interessada no seu empreendimento. 

Em primeiro lugar, você deve escolher qual será o tipo de proposta comercial usada, sendo as opções: solicitada (quando o comprador pede pelo documento e já tem uma relação com você); não solicitada (enviada ao público sem solicitação, nem sempre gera resultados positivos por ser muito ampla); espontânea (são modelos prontos, sem especificações e que podem ser enviados para vários clientes). 

Você pode ter uma proposta comercial espontânea e enviá-la de forma não solicitada para expandir os seus negócios. Todavia, é importante manter um documento próprio para quando um tipo específico de cliente procurar por você. O ponto central desse recurso é conhecer o seu consumidor e atender às demandas dele, isso deve estar explícito desde o início.

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Descreva o serviço ou produto oferecido, apontando a maneira que você vai solucionar o problema do comprador. Transpareça os diferenciais da sua empresa, assim como os valores e qualidades, todos atrelados à solução proposta. O orçamento preliminar, deadlines e características técnicas também devem compor o documento. 

O que não pode faltar na proposta comercial?

Alguns elementos básicos de um documento compõem a proposta comercial. Porém, existem outras especificações que também precisam ser colocadas e sinalizadas, como: 

  • Título: tanto o nome da empresa, quanto do responsável. Coloque também o nome de quem irá receber a proposta e a data em que ela foi enviada. A página de capa pode ser composta por essas informações;
  • Índice: separe em tópicos todos os subtítulos do documento. Esse é um jeito mais simples do cliente ter uma visão geral do conteúdo e ir direto ao ponto principal;
  • Declaração do problema: é nessa parte que você prova o quanto conhece o seu comprador. Mostre que compreende as dores dele e de que maneira isso será solucionado pela sua marca;
  • Solução: explique com clareza qual caminho deve ser seguido para alcançar o resultado esperado. Não deixe de dar detalhes sobre as técnicas que serão utilizadas, mas mantenha sempre a linguagem direta;
  • Qualificações: exalte os pontos positivos do seu negócio, cite outros projetos de sucesso, depoimentos de clientes e mais provas sociais. A pessoa que está interessada precisa confiar no seu trabalho;
  • Cronograma: os prazos precisam ser estabelecidos no início, tanto para a organização interna da empresa que propõe a venda, quanto para as expectativas de quem irá comprar;
  • Faturamento: coloque a sua oferta e, se possível, crie planos especiais para um cliente em potencial. O preço do seu trabalho deve estar definido antes do acordo, mas se necessário faça ajustes para caber no orçamento do cliente e conquistá-lo;
  • Termos e condições: reforce os principais pontos da proposta feita e não esqueça de colocar outros detalhes importantes, como dados da empresa, formas de pagamento e até um espaço destinado às assinaturas. 

Na internet existem vários roteiros, exemplos e até templates prontos para serem preenchidos. Entretanto, o ideal é que você também personalize esse documento de acordo com sua realidade, especialmente na identidade visual da marca e formatação final. 

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