Quem disse que o MEI não pode faturar mais durante a Black Friday? Esta é a principal data para o comércio, já que a cada ano é esperado um novo recorde de vendas. Mesmo quem trabalha com prestação de serviço pode encontrar algumas estratégias para vender mais nesse período. 

O microempreendedor individual não precisa se intimidar com as grandes marcas, porque esse tipo de empresa pertence a outro nicho do mercado e aborda o público de um modo distinto. A Black Friday também deve ser vista como um pontapé inicial para as vendas de fim de ano, por isso é tão importante dar uma atenção especial para o dia. 

Black Friday: quais pontos o MEI deve se atentar?

Antes de elaborar e colocar em prática as estratégias, o empresário não pode deixar alguns detalhes passarem despercebidos. O ideal é que o planejamento para a Black Friday comece o quanto antes, mas ainda dá tempo de se programar até a última sexta-feira de novembro (25/11). 

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Comece com uma revisão da última Black Friday que o seu negócio participou: evidencie o que deu certo e errado, qual plano você pode repetir e no que precisa inovar. Analise as dificuldades da época e aquilo que já foi superado, levando em consideração o cenário atual do empreendimento. 

Por falar em atualidade, 2022 é ano de Copa do Mundo! Caso o evento condiga com o perfil da empresa, use-o a seu favor, tanto para a venda de produtos específicos quanto para a publicidade. Antes de definir essa ideia, lembre-se de quem são os seus clientes e se esse tipo de abordagem reflete o perfil do público-alvo, para não correr o risco de decepcioná-los. 

O atendimento aos consumidores merece foco durante a Black Friday, pois as reclamações de suporte ao comprador costumam aumentar nessa época. Crie um atendimento personalizado a partir das principais dores da clientela. Concentre-se no fato de que suas demandas irão aumentar, então além de um bom acolhimento às pessoas, certifique-se de que o estoque de produtos esteja condizente com as expectativas de vendas. 

8 estratégias para vender mais na Black Friday

1) Organize o estoque

Como dito acima, o estoque de itens deve ser uma das prioridades quando se fala de estratégias para vender mais na Black Friday. Não pode faltar ou sobrar produtos, pois ambas as situações resultam em prejuízo para o empreendedor. Mantenha atualizadas as informações sobre o estoque e considere experiências passadas da Black Friday ou de momentos com aumento de vendas. 

2) As promoções não precisam durar apenas um dia

A Black Friday é acompanhada da Black Week e da Cyber Monday. Na primeira, os descontos permanecem durante a última semana de novembro; no segundo caso, na primeira segunda-feira após a Black Friday, os produtos eletrônicos ficam ainda mais baratos. Hoje em dia, muitas companhias adotam o conceito da Black Friday para o mês todo, deixando os descontos maiores para a última sexta-feira.

Porém, não aplique e anuncie promoções que não correspondam com suas expectativas e que não serão cumpridas. O consumidor brasileiro está mais do que preparado para a “Black Fraude“. Esse tipo de erro pode comprometer não só sua campanha de vendas nesse período, mas toda a reputação do seu negócio.

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3) Invista na propaganda

É através da publicidade que você anunciará as vantagens de compras com a sua empresa. Explore a criatividade e busque por tendências de divulgação, especialmente nas redes sociais e blogs de agências de comunicação, como por exemplo as dicas disponibilizadas pela Rock Content. A boa propaganda não é necessariamente apelativa, mas sim aquela que consegue passar a mensagem para o público-alvo.

4) Faça parcerias

Fazer parcerias com empreendimentos semelhantes é uma maneira de aumentar a divulgação da sua marca e gerar mais credibilidade para os envolvidos no acordo. Busque por quem trabalha com um nicho semelhante ao seu, como uma forma de complementar o serviço já oferecido por você.

5) Saiba quais são os produtos mais desejados

Pesquise sobre o que está em alta na área que você atua, assim como no que a concorrência está investindo. Usar a Black Friday apenas para tirar produtos parados no estoque é um erro, já que o cliente busca por novidades, as quais muitas vezes ele espera um bom período para poder comprá-las por um valor mais acessível.

6) Disponibilize mais formas de pagamento

Prepare-se para receber transferências, gerar boletos e ter em mãos a maquininha para compras no débito ou crédito. Para quem for investir em vendas online, o PIX não pode ficar de fora, assim como o pagamento que é feito diretamente nos aplicativos que têm essa ferramenta, por exemplo o WhatsApp. 

7) Não esqueça o pós-venda

Entrar em contato com o público após a venda é uma maneira de personalizar o atendimento. Essa atitude fortalece o laço com o cliente, sendo também um truque para que você consiga receber feedbacks a respeito do produto vendido ou da própria experiência de compra. 

8) Entre no clima 

Para os MEIs que têm loja física, investir numa decoração diferenciada para a Black Friday é essencial, tanto para chamar novas pessoas, quanto para agradar quem já é freguês. Para a presença digital, alinhe essa ideia com a publicidade. Você pode mudar as fotos das redes sociais, inserir um selo próprio da Black Friday e inovar no tom de voz.

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