Com a Black Friday de 2022 cada vez mais próxima (25 de novembro), muitos empreendedores já estão dando os toques finais no planejamento para a data, especialmente na gestão financeira

Em outro artigo do blog, explicamos o porquê o MEI deve aproveitar essa oportunidade para faturar mais e dar a primeira impulsionada nas vendas de fim de ano. Entretanto, a Black Friday exige uma atenção especial dos vendedores, para que alguns detalhes da rotina sejam repensados. 

Em 2021, só no e-commerce brasileiro, o faturamento foi de R$4,2 bilhões, segundo dados da Neotrust. Neste ano, com a abertura total do comércio presencial, a expectativa é de que essa movimentação se mantenha no meio digital e que cresça nos empreendimentos físicos. 

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Devido ao aumento do fluxo de mercadorias e dinheiro na Black Friday, o empresário deve estar com uma organização própria das finanças nessa época, a qual se diferencia da média de vendas no restante do ano. 

Os preparativos não devem ficar limitados apenas a preocupações com abastecimento de estoque ou mão de obra. Pensando nisso, além de estratégias para o MEI vender mais na Black Friday, também é importante ressaltar a necessidade de se manter atento à gestão financeira nesse período. 

Vale ressaltar que os apontamentos que serão feitos se enquadram igualmente à realidade do MEI prestador de serviços, o qual consegue aproveitar a Black Friday da mesma forma que o comerciante. 

Organização na gestão financeira para a Black Friday

Manter o caixa com informações atualizadas é essencial não apenas para a Black Friday, mas para o ano todo. Fazer o levantamento do que entra e sai garante ao empreendedor uma noção do lucro que está obtendo, ou até se há algum tipo de prejuízo. 

Como a Black Friday exige mais organização para conseguir lidar com o aumento das vendas, evitando prejuízos ou outros problemas, separamos os principais pontos que você deve se atentar. 

1) As fraudes acontecem

A “Black Fraude” não deve ser uma preocupação apenas dos clientes, muito pelo contrário! Tenha a garantia do recebimento de cada compra, especialmente em relação aos PIX que são feitos, já que essa forma de transferência tende a ser a mais popular no dia das promoções. Exija sempre o comprovante de pagamento!

2) Verifique as tarifas das maquininhas de cartão

Às vezes, as operadores de cartão podem alterar a cobrança das taxas, sem que o vendedor se dê conta. Confira se os valores estão de acordo com o plano que você assinou, para que depois não haja nenhuma surpresa desagradável. Mesmo as diferenças pequenas podem acarretar em grandes prejuízos na receita. 

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3) Mais do que nunca: atente-se ao estoque

Uma coisa é fato: o estoque para a Black Friday não pode sobrar e nem faltar. Para facilitar o controle do que há disponível, crie um padrão para categorizar os produtos e inclua as atualizações nas anotações relacionadas à gestão financeira do período. 

Vai fazer promoções na Black Friday? 

Apesar de ser a principal época do ano para aplicar descontos, não é qualquer tipo de promoção que atrai o público e faz o empreendedor lucrar. Antes de anunciá-las para o público, é preciso que você já tenha feito um planejamento com estratégias para atingir as metas desejadas. 

Para não agir na impulsividade e ter possíveis prejuízos, considere algumas orientações abaixo, as quais podem servir como direcionamento para aplicar os descontos. 

    • Estoque parado: a Black Friday é uma ótima oportunidade para vender os produtos antigos do estoque. Entretanto, lembre-se que os consumidores também buscam por novidades, então não conte apenas com o que está parado, pois há o risco das vendas serem baixas. Aplique descontos tanto para esses itens quanto para os novos.
    • Produtos elásticos: esse é o tipo de mercadoria que não costuma ter muita movimentação no seu negócio. Um meio de melhorar isso é aproveitar a data para abaixar o preço dessas peças, na tentativa de vendê-las e evitar que entrem para o estoque.
    • Frete grátis: quem não se atrai por frete grátis, não é mesmo? Ao usar esse recurso, nem sempre será necessário reduzir os preços dos produtos. Apenas confira se essa ideia compensará para o seu empreendimento, além de considerar a dimensão do público que não está por perto, ou seja, calcular a média de clientes de outras localidades e que irão usufruir desse benefício.

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