A data mais movimentada do comércio mundial está próxima! Anote no seu calendário: a Black Friday deste ano cairá em 25 de novembro, a típica última sexta-feira do décimo primeiro mês do ano. E sabemos que o evento não é esperado apenas pelos consumidores, mas também pelos vendedores. 

Não é mais surpresa ver os estabelecimentos se organizando com antecedência, seja na reposição extra de estoques, divulgação das promoções e até início antecipado das vendas. Antes mesmo de novembro chegar, os clientes também começam a pesquisar e comparar preços, montar listas de compras e preparar o bolso.

Mas nem sempre a realidade foi essa. A Black Friday começou a ser promovida no Brasil a partir de 2010, porém nos primeiros anos o público desconfiava dos descontos falsos, ou muito baixos, e a data foi apelidada de “Black Fraude”. Entretanto, com o passar do tempo, o brasileiro também aderiu ao dia de compras mundialmente famoso. 

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A origem da Black Friday

Existem várias suposições sobre o surgimento da Black Friday. Sabe-se que a data surgiu nos Estados Unidos, no século 19, e está interligada com o feriado que antecede toda a última sexta-feira de novembro: o Dia de Ação de Graças

Uma das principais histórias diz que o termo foi usado pela primeira vez em 1869, quando dois especuladores tentaram dominar o mercado de ouro na Bolsa de Nova York. Com a intervenção do governo, foi elevada a oferta da matéria-prima e os preços caíram, fazendo com que grandes investidores perdessem fortunas.

Mesmo que tenha sido iniciada há décadas, a Black Friday só se popularizou pelo globo a partir de 2001, tornando-se o dia com mais vendas no comércio. Tanto que no Brasil, como dito anteriormente, a data demorou ainda mais tempo para ganhar a confiança dos consumidores. 

Mas essa é uma característica que ficou no passado, pois conforme os anos passam, a movimentação de dinheiro só aumenta: em 2018, houve um recorde de vendas no país, que resultou em R$2,1 bilhões, de acordo com a consultoria Ebit Nielsen. 

Apesar dos efeitos da pandemia de Covid-19 nos últimos anos, os números relacionados à data continuaram crescendo. Em 2021, o faturamento foi de R$4,2 bilhões, em pelo menos 7,6 milhões de compras apenas na internet. Os dados são da NielsenIQ/Ebit. Comparado com 2020, houve um aumento de 5,8% nas vendas, as quais aconteceram principalmente entre 10h às 14h

Ainda em relação ao ano passado, segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (AIshop), 62,5% dos lojistas brasileiros participaram da Black Friday, com promoções especiais. Além de aumentar as vendas na data, essa participação também pode servir como uma estratégia para atrair mais clientes e divulgar o negócio. 

Black Friday x MEI

Assim como qualquer vendedor, o microempreendedor individual também deve aproveitar as vantagens da Black Friday, afinal de contas, esse não é um dia comum. Entretanto, é importante que o MEI tenha em mente algumas informações para evitar prejuízos

Uma das principais dicas é traçar um planejamento voltado para o evento: defina as metas, ofertas de produtos e descontos, tipos de pagamentos que serão aceitos e estratégias para divulgação das promoções.

Através das redes sociais, é possível convidar o público e mantê-los engajados com as novidades. Lembre-se de garantir que o estoque esteja em dia, para não ter problemas na hora das vendas. Outro detalhe importante é se manter fiel às propagandas e promessas feitas, já que o cliente espera encontrar aquilo que o atraiu. 

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Como o MEI prestador de serviços pode aproveitar a Black Friday?

A Black Friday é uma ótima maneira de impulsionar as vendas para o final de ano e atrair mais clientes, independentemente se o microempreendedor atua no comércio ou com prestação de serviço. É possível adaptar o trabalho realizado à ideia de promoções da data!

As orientações referentes a montar um planejamento com metas e outras informações também devem ser seguidas pelo MEI prestador de serviço. Aliás, a Black Friday pode ser o momento oportuno para tentar um novo tipo de divulgação: buscar por feedbacks dos seus próprios clientes e usar os relatos para promover o seu trabalho. 

Esse é um formato de propaganda que agrega mais credibilidade ao seu serviço, principalmente para conquistar um novo público. Lembre-se apenas de pedir autorização para compartilhar as respostas!

Sobre a aplicação de descontos, esse tipo de empreendedor pode criar pacotes com várias opções de serviços e preços, oferecer trabalhos adicionais pelo mesmo valor e agradar a clientela com surpresas (os famosos “mimos”). Fazer sorteios e fechar parcerias com outros negócios também são sugestões efetivas para a Black Friday.

Durante o mês, não deixe de dar um “alô” para quem já é cliente fidelizado, para oferecer uma proposta especial. Mas cuidado: assim como para quem vende mercadorias e precisa estar atento ao estoque, o prestador de serviço deve ter noção do aumento de demanda, para que consiga cumprir com o que foi prometido nas propagandas e entregar resultados com a mesma qualidade de sempre.

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