As campanhas e estratégias no mundo digital só vão se traduzir em vendas quando sua marca passar credibilidade e possuir conteúdos relevantes. Isso pode ser feito através do marketing nas redes sociais 

 

Fotos da família, notícias, interação com amigos, algumas discussões polêmicas e, é claro: publicidade! O marketing nas redes sociais é um caminho sem volta. Mas, por incrível que pareça, muitos MEIs ainda pensam que essas estratégias são apenas para grandes empresas.

“Ah, mas eu tenho uma conta para minha marca, posto a foto de um produto/serviço uma vez ou outra”…

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

Sinto lhe informar, mas depois de todos os impactos causados pela pandemia (home office, e-commerce, alfabetização digital), esse tipo de postura não basta para manter o seu negócio competitivo!

Mas calma, MEI: a maioria das estratégias de marketing nas redes sociais demandam mais tempo e estudo do que grandes investimentos – e é claro que a MEI Shop traz algumas dicas especiais pra você.

Identidade visual

Antes de alcançar um grande público, é preciso pensar na “cara” da sua marca. Ela possui uma logo? E quanto a paleta de cores? Afinal, tanto uma escolha quanto a outra devem se “conversar”, pois assim, independentemente do conteúdo, os clientes baterão o olho no post e saberão que se trata da sua empresa.

Esta definição costuma ser o primeiro passo, mas precisa ser acompanha de imagens de qualidade dos seus produtos ou serviços. Isso sem falar, é claro, de legendas que expliquem o teor da foto ou da arte. Outra boa aposta são nas chamadas criativas e que servem para todos os nichos, como: “x coisas que não te contaram sobre…”, entre outros exemplos.

Todos esses fatores somados nas redes sociais irão passar uma credibilidade para o seu negócio. E, caso a produção do conteúdo não seja o seu forte, nós já recomendamos aqui 7 aplicativos para sua marca bombar nas redes sociais.

Frequência

Esse é um dos maiores empecilhos para que o marketing nas redes sociais saia do papel. É só pensar no ditado, MEI: quem não é visto, não é lembrado!

De nada adianta fazer uma postagem a cada 20, 30 dias, enquanto o seu concorrente publica 2 ou 3 conteúdos na semana. Aliás, você nem precisa ficar refém da postagem de fotos e artes, já que os stories e os feedbacks de clientes – desde que verídicos e bem intercalados – também são ótimas opções para fortalecer a sua marca.

Humanização

Conhecendo o seu público alvo, você terá mais facilidade para adotar uma linguagem adequada – que pode ser amigável, simples, intimista, engraçada. Tudo depende da maneira como você se relaciona com os clientes.

Mostrar os bastidores da empresa e por a sua própria cara nos vídeos e nas fotos também ajuda a fidelizar os seguidores, conforme explicamos aqui.

LEIA TAMBÉM

Marketing nas redes sociais

Todas as dicas citadas acima formam os pilares de uma presença relevante no mundo digital.  Mas, para que as vendas de fato aconteçam, você não pode parar por aí! Afinal, a divulgação de ofertas clássica, direta e reta, deve ser alternada com publicações que eduquem, entretenham, divirtam, informem seus clientes. Use e abuse da criatividade – desde que os conteúdos estejam atrelados ao seu nicho.

Datas comerciais, como natal, dia das mães, dia dos namorados e Black Friday merecem campanhas especiais. Outra ação valiosa é apostar em parcerias com influenciadores digitais.

Por fim, lembre-se de monitorar as métricas como comentários, número de seguidores e qual a porcentagem das vendas que chegam pelos meios digitais. E o mais importante: tenha paciência!

O marketing nas redes sociais é importantíssimo, mas o sucesso não se constrói do dia para a noite. Justamente por isso, nós, da MEiShop, estamos sempre à disposição para te auxiliar em meio à jornada do empreendedorismo! Conte sempre com a gente!