Qual o papel do gestor no aumento da eficiência e da produtividade do seu empreendimento?
Planejamento financeiro, estudo de mercado e até mesmo liderar uma equipe estão entre as habilidades que o MEI precisa para fazer seu negócio prosperar
Quando pensamos no âmbito corporativo, o papel de um gestor vai muito além da resolução de questões burocráticas e administrativas. Afinal, a forma como esse profissional desenvolve o seu trabalho reflete a ideologia e a postura da empresa – isso sem falar que serve como uma referência para os demais colaboradores. Mas agora traga essa lógica para a sua empresa. Você pode até pensar: “meu negócio ainda é pequeno, sou apenas um microempreendedor individual”. Mas isso não significa que esse tipo de postura deve ser ignorado!
Ao se tornar um MEI, o trabalhador autônomo torna-se, também, o gestor do próprio negócio. Em outras palavras, não é porque você trabalha sozinho que vai pensar apenas em desenvolver o seu produto ou prestar o seu serviço. É preciso estabelecer um plano de negócios, além de pensar em comportamentos e habilidades que melhorem a divulgação e eficiência da sua marca.
A princípio, acumular todas essas funções pode ser desafiador, não é mesmo? Mas, para te ajudar nessa empreitada, nós da #EquipeDicasMEI separamos algumas dicas podem “nortear” o processo de transformação do MEI em um gestor:
Separe as despesas pessoais dos gastos da empresa
Como muitos negócios se iniciam de maneira tímida, pode ser difícil enxergar a importância de fazer essa separação. O primeiro passo é criar contas bancárias distintas – muitas instituições financeiras, inclusive, oferecem contas empresariais isentas de algumas cobranças ou com condições especiais.
Outro ponto fundamental é determinar um valor para funcionar como salário do MEI. Assim, o que restar de lucro pode ser utilizado para investir no crescimento da empresa. Lembre-se também de anotar tudo o que retirado do caixa – gastos com luz e fornecedores, por exemplo, são despesas da empresa, mas já gastos com lanches são despesas pessoais.
Conheça o seu mercado
Mais do que conhecer os produtos, serviços e concorrentes do setor que você atua, também é importante estar a par do seu próprio público-alvo. Além, é claro, de saber os pontos fortes e fracos do mercado e da sua empresa.
Um bom planejamento estratégico também envolve um bom conhecimento sobre fornecedores. Se seu negócio precisa adquirir insumos ou matéria-prima para a produção, então é fundamental encontrar parceiros que ofereçam condições especiais para os microempreendedores, como preços mais baixos e melhores prazos.
Prepare o seu espírito de liderança
Por fim, lembramos que o MEI pode contratar até um funcionário no regime CLT. E se você já tem esse tipo de condição, é um ótimo sinal de que o negócio está prosperando! Mas, quanto ao papel de gestor, também significa que você vai precisar ir além do planejamento financeiro. Liderar uma equipe envolve agir com equilíbrio, conhecer o perfil de seu funcionário, aceitar sugestões e, principalmente, ser um exemplo de profissionalismo!
E aí, conseguimos te ajudar?
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