O consumidor atual busca praticidade na hora de comprar um produto. Ele normalmente faz uma pesquisa rápida, descobre o melhor preço e realiza a compra, optando pelo meio mais simples para concluí-la. E é justamente esse comportamento do público que faz com que as vendas multicanais sejam importantes para qualquer negócio.

É interessante dar ao cliente várias possibilidades de adquirir o produto. As vendas multicanais estão entrelaçadas com as estratégias de marketing de um empreendimento, por isso esse recurso amplia a divulgação da marca e, consequentemente, aumenta as vendas. 

A partir das vendas multicanais, o empreendedor tem mais oportunidades de vender o próprio produto. É uma maneira dele estar presente nos mesmos espaços, tanto físicos quanto virtuais, que o comprador. Porém, é importante que o empresário organize o formato das vendas a partir da necessidade do público-alvo. O perfil do consumidor deve ser o ponto de partida para planejar quais canais serão utilizados. 

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Os principais canais usados

Apesar da expansão dos canais online ser a tendência para o futuro, o conceito de vendas multicanais antecede as redes sociais ou sites. Os meios da empresa estabelecerem uma relação com o consumidor podem ser tradicionais ou digitais. Inicialmente, as formas mais clássicas eram com as lojas físicas, franquias, rede de consultores e televendas. 

As lojas físicas ainda são populares, por isso muitas vezes há a abertura de franquias por outros lugares. Nesses casos, a estratégia de marketing é apenas uma para todos os estabelecimentos. No caso das televendas, o recurso tem sido usado para atender o público que tem acesso restrito a novas tecnologias, como a internet. O contato é feito através de uma central de atendimento telefônico, capaz de estimular as vendas de um produto ou serviço. 

Atualmente, as empresas têm investido mais nos canais digitais, já que eles possibilitam um alcance geograficamente maior e atingem um público mais amplo. Além dessas vantagens, também existem configurações capazes de filtrar especificamente o perfil de usuário que a marca procura, com características como idade, gênero e interesses pessoais. Não é à toa que as redes sociais começaram a incluir opções exclusivamente para vendas, como o Instagram Shopping.

Outro exemplo semelhante é o F-commerce (Facebook Commerce). A plataforma já se destacava com o comércio de produtos nos grupos privados, mas aumentou a utilidade para os comerciantes se aproximarem dos consumidores através de ferramentas que disponibilizam mais dados sobre o público-alvo.

Os E-commerces (Eletronic Commerce) e M-commerces (Mobile Commerce) funcionam como lojas virtuais. No primeiro caso, as vendas são feitas online através de um site. Já os M-commerces são aplicativos de smartphones que também servem como canal de compras para os clientes. Há ainda o E-marketplace (Shopping Center Online), onde há uma maior variedade, já que o espaço reúne produtos de diversas empresas. 

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E como o MEI pode adaptar as vendas multicanais para a realidade? 

Em primeiro lugar, deve-se lembrar que nem todo canal pode suprir as necessidades de vendas de uma empresa. É preciso escolher a partir de onde está o público-alvo do seu negócio. Se eles estão na internet, quais plataformas mais usam? E se esses compradores buscam fisicamente pelos produtos, qual o melhor ponto para montar uma loja ou criar um recurso para divulgação? 

Após responder essas perguntas, o MEI pode investir nos canais que mais têm probabilidades de vendas. Também é preciso ter cautela ao divulgar as informações referentes ao seu negócio, para que um tipo de ferramenta não concorra com a outra. 

A forma mais adequada de utilizar os multicanais é fazer com que eles se complementem. Mesmo que você não divulgue um produto específico no Instagram, por exemplo, você pode colocá-lo em evidência no E-commerce, caso esse espaço tenha mais conversão para esse item. 

Ao expandir as vendas multicanais, certifique-se de que há produtos suficientes no estoque, além de garantir que a distribuição seja eficiente para os consumidores. Exclusivamente no meio digital, você deve esperar que o público dê feedbacks a respeito da experiência que teve ao comprar no seu negócio. Adequar o tom de voz em cada canal é outra estratégia que deve ser usada, para que se possa obter mais resultados positivos. 

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