Professor Particular
É o profissional que trabalha dando aulas particulares para reforçar o aprendizado escolar ou ampliar o conhecimento e entendimento sobre determinado tema, ou ainda, na preparação para o vestibular, ENEM e concursos.
A tarefa está cada vez mais exigente. Deixou de ser somente a participação em aulas extras, para a transmissão de conhecimento com técnicas e habilidades próprias que garantam a interpretação das informações de tal maneira que o aluno tenha o estímulo a querer aprender e assimilar o conteúdo compartilhado.
Muitos profissionais precisam emitir notas fiscais da prestação de serviços, principalmente os que trabalham como terceiros de instituições de ensinos e cursinhos preparatórios. Para atender a esta necessidade, a formalização como MEI é uma opção viável, que traz também a tranquilidade de estar amparado pelos benefícios previdenciários, como: auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria, entre outros, além de conseguir trabalhar na legalidade pelo fato de ter CNPJ. A formalização ocorre através das atividades de PROFESSOR PARTICULAR e INSTRUTOR DE CURSOS PREPARATÓRIOS. Você pode se formalizar nas duas ou naquela que melhor se encaixar no que você for fazer.
Acesse os serviços da nossa plataforma e conheça o que a Dicas MEI tem para você e como pode auxiliar na formalização e no dia a dia como MEI.
As duas principais formas de atuação permitem que o atendimento ao cliente ocorra na própria residência ou de maneira externa, através de ponto fixo ou por meio de trabalhos em locais pré-determinados. O futuro MEI tem que verificar junto à Prefeitura, quais as exigências para trabalhar no local desejado.
- Para mais informações acesse a nossa dica: Consulta Prévia ou de Viabilidade à Prefeitura.
Na maioria dos casos, o professor particular utiliza a própria residência para trabalhar. O ideal é que tenha espaço preparado para ministrar as aulas e equipado com alguns acessórios básicos para facilitar o ensino e proporcionar conforto ao aluno.
Com isso, será necessário fazer investimento inicial para uma eficiente prestação de serviços e o valor fica em torno de R$ 2.500,00 e compreende: reforma e adequação do cômodo destinado ao ensino e aquisição de acessórios, como: quadro tipo lousa; carteiras; pincéis e apagador; computador e impressora; apostilas; canetas, lápis e borracha. E com o aumento da clientela, avalie a possibilidade de adquirir: cavalete flip chart e retroprojetor, para aprimorar e ampliar as possibilidades de transmitir as informações.
Duas das qualidades primordiais para um bom trabalho são: a habilidade de se comunicar e a proatividade para buscar sempre a renovação do conhecimento. Invista em cursos e treinamentos.
Já no marketing do negócio, as redes sociais, como Facebook e Instagram são ferramentas importantíssimas e complementares para alavancar os serviços, principalmente pela facilidade de acesso e o baixo custo envolvido. Toda a publicação de conteúdo, imagens e textos, tem que ser bem avaliados e o cliente tem que perceber que as informações estão sendo úteis para ele. Aproveite para divulgar os cursos e a grade de ensino de cada um. Coloque também depoimentos dos alunos e é fundamental solicitar a autorização prévia para publicação do conteúdo.
A propaganda e publicidade dos serviços podem ser feitas também através da distribuição de panfletos e cartões de visita em locais com grande fluxo de pessoas, priorizando a vizinhança do negócio. Deve ser considerados, anúncios em revistas e jornais de bairro. Entretanto a divulgação “boca a boca” é a mais eficaz, o que aumenta a necessidade e importância pela qualidade dos serviços prestados, pontualidade e cordialidade, além é claro de ter um preço justo.
Uma boa prática de gestão de relacionamento é montar o cadastro com os dados pessoais dos alunos, matérias e temas cursados, frequência de aulas e forma de pagamento utilizada. Identifique também a melhor maneira de comunicação, se é por email, WhatsApp, telefone ou pessoalmente. Trazer a relação profissional para o lado pessoal faz toda a diferença.
Preste Atenção, procure firmar parcerias com instituições de ensino e peça permissão para fixar cartazes com a oferta do serviço de Professor Particular. Lembre-se “quem não é visto, não é lembrado”.