Pintor
Pintor é o profissional responsável pela proteção e decoração de paredes e outras superfícies mediante a aplicação de tintas e derivados com o propósito de melhorar os aspectos estéticos, proteção contra os efeitos da água, corrosão, insetos e bolores.
O mercado de trabalho é bem amplo e com muitas possibilidades, com destaque para atuação com pinturas de exteriores, interiores e decorativas em reformas, construção predial residencial e comercial, obras de grande, médio e pequeno porte, além de trabalhos em residências, empresas e também com a manutenção predial de órgãos públicos.
Muitos profissionais são autônomos e precisam emitir notas fiscais da prestação de serviços, principalmente os que trabalham para empresas e órgãos públicos. Para atender a esta necessidade, a formalização como MEI é uma opção viável, que traz também a tranquilidade de estar amparado pelos benefícios previdenciários, como: auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria, entre outros, além de conseguir condições de compras melhores pelo fato de ter CNPJ. A formalização ocorre através da atividade de PINTOR DE PAREDE.
Acesse os serviços da nossa plataforma e conheça o que a Dicas MEI tem para você e como pode auxiliar na formalização e no dia a dia como MEI.
Na hora de realizar os serviços é fundamental um bom planejamento para identificar o que fazer e de como cobrar do cliente. Primeira etapa consiste em analisar o local e verificar as condições atuais da pintura e paredes, depois deve medir a área que será pintada em metros quadrados e por fim determinar o tipo de acabamento desejado: fosco, aveludado, semibrilho, entre outros, e com isso orçar o tempo que será gasto.
Fique atento, o cliente vai valorizar o apoio presencial na escolha das tintas, garantindo assim, a aquisição de bons produtos e o cálculo mais próximo da realidade da quantidade de latas de tintas que serão gastas. Algumas lojas disponibilizam calculadora virtual, bastando apenas inserir a área total de pintura, as áreas de janelas e portas que serão retiradas, para o simulador apresentar o orçamento.
Para começar é importante ter ferramentas próprias de trabalho. Alguns itens são necessários, como: pincéis, rolos e garfos, lixadeiras, minicaçambas, desempenadeiras, espátulas, pistolas de pintura, itens para textura, entre outros.
O valor inicial de investimento fica em torno de R$ 1.500,00 e não será um desafio a aquisição das ferramentas e acessórios, pois são encontrados em lojas e representantes especializados, cabendo pesquisa de preços para uma melhor compra.
Outro ponto de extrema importância é a segurança no trabalho e o Pintor não pode medir esforços para se precaver, pois eventuais acidentes podem acarretar sérios danos à saúde. Alguns equipamentos de proteção individual (EPI) devem ser itens obrigatórios, como: luvas do tipo grossa, calçados com solado de borracha, capacete, viseira protetora, cintos de segurança para trabalhos em alturas superiores a 2 metros, com preferência para o tipo paraquedista, escada em madeira antiderrapante emborrachada, entre outros.
Uma das qualidades primordiais para um bom trabalho é a dedicação. Apostar na capacitação e fazer cursos agrega diferenciação profissional, além de se manter atualizado com as novas técnicas, métodos e demandas que surgem todo momento. Uma boa prática é a leitura de colunas de jornais e revistas especializadas, fazer pesquisas sobre o tema desejado através da internet por meio de sites e blogs com profissionais renomados.
Agora se você está pensando em ser um profissional diferenciado em relação ao mercado de atuação, procure prestar trabalhos personalizados com a necessidade de cada um dos clientes, estabeleça agenda com horários especiais e reuniões em locais que facilitam a presença dele. É fundamental estar disponível. Estas atitudes ampliam a possibilidade de captar novos serviços e ganhar a simpatia e fidelidade dos clientes atuais. Pense nisto!
Caso venha precisar de ajuda, você como MEI, pode contratar um funcionário e o ideal é que antes de iniciar os trabalhos, ele também passe por treinamentos e cursos.
Já no marketing do negócio, as redes sociais como: Facebook e Instagram são ferramentas importantíssimas e complementares para alavancar os serviços, principalmente pela facilidade de acesso e o baixo custo envolvido. Toda a publicação de conteúdo, imagens e textos, tem que ser bem avaliados e o cliente tem que perceber que as informações estão sendo úteis para ele. Coloque também depoimentos dos clientes e imagens de serviços realizados, se possível “do antes e depois”. É fundamental solicitar ao cliente a autorização prévia para publicação do conteúdo.
A propaganda e publicidade dos serviços podem ser feitas também através da distribuição de panfletos e cartões de visita em locais com grande fluxo de pessoas. Devem ser considerados, anúncios em revistas, jornais de bairro e rádios comunitárias. Entretanto a divulgação “boca a boca” é a mais eficaz, o que aumenta a necessidade e importância pela qualidade dos serviços prestados, pontualidade e cordialidade, além é claro de ter um preço justo.
Uma boa prática de gestão de relacionamento é montar o cadastro com os dados pessoais dos clientes, preferências e materiais utilizados. Identifique também a melhor maneira de comunicação, se é por email, WhatsApp, telefone ou pessoalmente.
Preste Atenção, você vai precisar também de um veículo para se deslocar e assim realizar os serviços com mais rapidez. Aproveite para colocar adesivos com os dados da empresa no carro, deixando claro que você é Pintor e inclua o slogan “Pronto Atendimento”.