O Mecânico é responsável por fazer a manutenção de automóveis e motocicletas, realizando com rapidez e eficiência o diagnóstico dos problemas. Tem que propor soluções e reparar ou substituir o que está danificado.
    O ideal é que esteja apto a trabalhar com diversos componentes mecânicos dos veículos ou dependendo da demanda do mercado se especializar em algum nicho específico, como: motores, alinhamento e balanceamento, troca de óleo, funilaria, pintura, lanternagem, injeção eletrônica, entre outros.
    Para um bom desempenho é essencial estar atento aos detalhes e utilizar equipamentos apropriados, inclusive deve avaliar a possibilidade de utilizar os eletrônicos, que normalmente garantem mais precisão e reduzem os prazos de trabalho.
    Muitos profissionais precisam emitir notas fiscais da prestação de serviços, além de conseguir condições de compras melhores pelo fato de ter CNPJ. Para atender a esta necessidade, a formalização como MEI é uma opção viável, que traz também a tranquilidade de estar amparado pelos benefícios previdenciários, como: auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria, entre outros. A formalização ocorre através das atividades de: MECÂNICO DE VEÍCULOS e MECÂNICO DE MOTOCICLETAS E MOTONETAS. Você pode se formalizar nas duas ou naquela que melhor se encaixar no que você for fazer.
    Acesse os serviços da nossa plataforma e conheça o que a Dicas MEI tem para você e como pode auxiliar na formalização e no dia a dia como MEI.
    A forma de atuação ocorre através de ponto fixo ou por meio de trabalhos em locais pré-determinados. O futuro MEI tem que verificar junto à Prefeitura, quais as exigências para trabalhar no local desejado.
    O mercado de trabalho é bem amplo e com muitas possibilidades, principalmente pelo fato da quantidade de veículos estarem crescendo em vários locais. 
    No caso de você querer atender os clientes em oficina mecânica é primordial avaliar criteriosamente a localização e priorizar pontos de grande fluxo de veículos, como: rodovias, postos de gasolina, shoppings, supermercados e avenidas movimentadas. Vai fazer toda a diferença
    Na estrutura física do local tem que prever espaço para o estacionamento dos veículos e que seja possível a prestação de serviços ali mesmo. O espaço interno normalmente fica reservado para o abrigo de equipamentos e apoio para escritório. O diferencial, sem dúvida, é a área externa, fique atento.
    Para começar é importante definir quais são os serviços disponibilizados para o cliente e ter os equipamentos básicos para o trabalho. Considerando um modelo tradicional de atendimento, o valor inicial médio de investimento leva em consideração um bom conjunto de ferramentas e alguns equipamentos para trabalho pesado e fica em torno de R$ 6.400,00 e compreende:
  • R$ 2.000,00 para conjunto de ferramentas composto de chaves combinadas de: fenda, boca, roda em cruz, torx, Phillips e soquete, além de alicates do tipo universal e bico reto. 
    Agora, para o trabalho pesado, tem que considerar:
  • R$ 500,00 para 02 Macacos Hidráulicos tipo Garrafa;
  • R$ 1.100,00 para 02 Macacos Hidráulicos tipo Jacaré de 2 toneladas com roda de ferro;
  • R$ 1.500,00 para Guincho Hidráulico de 1 tonelada;
  • R$ 1.300,00 para Grua Hidráulica.
    Não será um desafio, a aquisição das ferramentas e equipamentos, pois são encontrados em lojas e representantes especializados, cabendo pesquisa de preços para uma melhor compra.
    Alguns custos são rotineiros e precisam ser previstos, como: aluguel do ponto comercial, água, luz, telefone e acesso a internet. 
    Agora, para situações que exijam um grau maior de especialização, alguns acessórios não podem ser esquecidos e devem ser avaliados para aquisição, com destaque para:
  • R$ 200,00 para 02 Cabos de Uso em Baterias
  • R$ 600,00 para Máquina de Solda Multifuncional
  • R$ 1.400,00 para Compressor de Ar até 10 pés e com 100 litros
  • R$ 150,00 para Morsa e Torno
  • R$ 350,00 para Manômetro de Teste de Pressão e Vazão da Bomba de Combustível 
    Fique atento, com o aumento da clientela surgem novas oportunidades de serviços e que também demandam investimentos maiores, faça um bom planejamento e avalie a hora certa para investir em: elevadores automotivos, scanner para motores, aparelhos de alinhamento e balanceamento computadorizados, máquina repuxadora para apoiar nos serviços de lanternagem e funilaria, entre outros.
    Outro ponto de extrema importância é a segurança no trabalho e o Mecânico não pode medir esforços para se precaver, pois eventuais acidentes podem acarretar sérios danos à saúde. Alguns equipamentos de proteção individual (EPI) devem ser itens obrigatórios, como: óculos de proteção contra centelhas e faíscas, protetores auriculares, luvas, botas com solado de borracha, macacão e capacete.
    Uma das qualidades primordiais para um bom trabalho é a dedicação. Fazer cursos agrega diferenciação profissional e possibilidades de atuação com diversos tipos de clientes e serviços, além de se manter atualizado com as demandas que surgem todo momento com os lançamentos rotineiros de novos modelos de carros. Invista na sua capacitação profissional, é fundamental conhecer sobre as particularidades e diferenças dos veículos nacionais e importados. Outros temas devem ter toda atenção, como: computador de bordo, freios tipo ABS, injeção eletrônica e sistema multimídia.
    Caso venha precisar de ajuda, você como MEI, pode contratar um funcionário e o ideal é que antes de iniciar os trabalhos, ele também passe por treinamentos e cursos.
    Já no marketing do negócio, as redes sociais, como Facebook e Instagram são ferramentas importantíssimas e complementares para alavancar os serviços, principalmente pela facilidade de acesso e o baixo custo envolvido. Toda a publicação de conteúdo, imagens e textos, tem que ser bem avaliados e o cliente tem que perceber que as informações estão sendo úteis para ele. Coloque também depoimentos dos clientes e imagens de serviços realizados; o famoso “antes e depois”. É fundamental solicitar ao cliente a autorização prévia para publicação do conteúdo.
    A propaganda e publicidade da oficina mecânica e dos trabalhos podem ser feitas também através da distribuição de panfletos e cartões de visita em locais com grande fluxo de pessoas, priorizando a vizinhança do negócio, empresas e os clientes já existentes. Devem ser considerados, anúncios em revistas e jornais de bairro e nas rádios comunitárias. Entretanto a divulgação “boca a boca” é a mais eficaz, o que aumenta a necessidade e importância pela qualidade dos serviços prestados, pontualidade e cordialidade, além é claro de ter um preço justo.
    Uma boa prática de gestão de relacionamento é montar o cadastro com os dados pessoais dos clientes. Identifique também a melhor maneira de comunicação, se é por email, WhatsApp, telefone ou pessoalmente.
    
    Preste atenção, algumas alternativas podem ser incorporadas no negócio e agregam valor ao cliente. Avalie a possibilidade de comercializar peças de reposição. Atender o cliente no local que ele precisa é sem dúvida um grande diferencial, faça estudo dos custos e ganhos e mãos à obra.