Chaveiro
O profissional Chaveiro é responsável pelos serviços de: cópia de chaves de casas, escritórios, carros, conserto de fechaduras, mudança de segredos, produção de chaves mestras, abertura de fechaduras sem chaves, venda de cadeados, entre outros.
Para um bom atendimento é essencial que você se desdobre para atender as demandas, que podem surgir em domicílios, lojas de carros, empresas, pontos comerciais, entre outros. Afinal, quem nunca perdeu, esqueceu ou trancou a chave dentro do carro.
Muitos profissionais precisam emitir notas fiscais para a prestação dos serviços e comercialização de produtos, principalmente para atender empresas e lojas de carros. Para atender a esta necessidade, a formalização como MEI é uma opção viável, que traz também a tranquilidade de estar amparado pelos benefícios previdenciários, como: auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria, entre outros, além de conseguir condições de compras melhores pelo fato de ter CNPJ. A formalização ocorre através da atividade de: CHAVEIRO.
Acesse os serviços da nossa plataforma e conheça o que a Dicas MEI tem para você e como pode auxiliar na formalização e no dia a dia como MEI.
A forma de atuação mais comum ocorre através de ponto fixo em lojas ou quiosques. Uma outra alternativa é prestar serviços móveis, conforme demanda ou com agenda pré-estabelecida. O futuro MEI tem que verificar junto à Prefeitura, quais as exigências para trabalhar no local desejado. Para mais informações acesse a nossa dica: Consulta Prévia ou de Viabilidade à Prefeitura.
É primordial avaliar criteriosamente a escolha do local. Deve priorizar os pontos de grande fluxo de pessoas e também a proximidade com comércios já estabelecidos, como: supermercados, praças de alimentação, shoppings, centros empresariais, galerias comerciais, vizinhança com hospitais, estações de metrô, terminais rodoviários, instituições de ensino, órgãos de serviços públicos, entre outros. Isto faz toda a diferença.
Em relação ao espaço e infraestrutura interna, os trabalhos podem ser realizados em pequenas áreas que normalmente não chegam a 20m², mas precisam ser muito bem organizadas, com balcão de atendimento ao clientes, mostruário de chaves e cadeados a venda, bancada para trabalho do especialista com fácil acesso as ferramentas de trabalho, armário e banheiro, no caso do local não disponibilizar.
Preste atenção, o que importa para o cliente é o conhecimento do especialista.
O investimento inicial fica em média o valor de R$ 10.000,00 e compreende: reforma das instalações; computador e impressora; impressora fiscal; balcão de atendimento com vitrine; letreiro; banqueta; calculadora; esmeril e morsa; duplicadora de chaves; bancada para serviços; jogo de chaves virgens; quadro para chaves; cadeados variados; jogo de ferramentas com: furadeira, arco de serra, chaves de fenda, lima, alicates de diversos tipos, martelo de bola, entre outros. Este valor já prevê a aquisição de pequeno estoque inicial.
Não será um desafio, a aquisição dos equipamentos e acessórios, pois são encontrados em lojas e representantes especializados, cabendo pesquisa de preços para uma melhor compra.
Alguns custos são rotineiros e precisam ser previstos, como: aluguel do ponto comercial, água, luz, telefone e acesso a internet. Com o desenvolvimento dos serviços, você deve avaliar a previsão de recursos para a reposição dos acessórios utilizados nos trabalhos.
Uma das qualidades primordiais para um bom trabalho é a dedicação. Fazer cursos agrega diferenciação profissional e possibilidades de se manter atualizado com as demandas que surgem todo momento. Invista na sua capacitação profissional.
Caso venha precisar de ajuda, você como MEI, pode contratar um funcionário e o ideal é que antes de iniciar os trabalhos, ele também passe por treinamentos e cursos.
Já no marketing do negócio, as redes sociais, como Facebook e Instagram são ferramentas importantíssimas e complementares para alavancar os serviços e as vendas, principalmente pela facilidade de acesso e o baixo custo envolvido. Toda a publicação de conteúdo, imagens e textos, tem que ser bem avaliados e o cliente tem que perceber que as informações estão sendo úteis para ele. Coloque também depoimentos dos clientes sobre os serviços. É fundamental solicitar a autorização prévia deles para a publicação do conteúdo.
A propaganda e publicidade podem ser feitas também através da distribuição de panfletos e cartões de visita em locais com grande fluxo de pessoas, priorizando a vizinhança do negócio e pontos com potenciais clientes. Devem ser considerados, anúncios em revistas, jornais de bairro e rádios comunitárias. Entretanto a divulgação “boca a boca” é a mais eficaz, o que aumenta a necessidade e importância pela qualidade dos serviços prestados, pontualidade e cordialidade, além é claro de ter um preço justo.
Uma boa prática de gestão de relacionamento é montar o cadastro com os dados pessoais dos clientes. Identifique também a melhor maneira de comunicação, se é por email, WhatsApp, telefone ou pessoalmente.
Preste atenção, procure estabelecer parcerias com escritórios de arquitetura e construção civil, normalmente, após reformas prediais, é necessário realizar a troca de fechaduras. Pode ser uma boa oportunidade para aumentar os rendimentos.