O Borracheiro é responsável por fazer serviços automotivos, realizando manutenção, reparos e trocas de pneus e rodas, além de prestar socorro aos veículos que sofrem alguma colisão com impacto nas rodas.

    Para um bom desempenho é essencial estar atento aos detalhes e utilizar equipamentos apropriados.

    Muitos profissionais precisam emitir notas fiscais da prestação de serviços, além de conseguir condições de compras melhores pelo fato de ter CNPJ. Para atender a esta necessidade, a formalização como MEI é uma opção viável, que traz também a tranquilidade de estar amparado pelos benefícios previdenciários, como: auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria, entre outros. A formalização ocorre através da atividade de: BORRACHEIRO.

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

    Acesse os serviços da nossa plataforma e conheça o que a Dicas MEI tem para você e como pode auxiliar na formalização e no dia a dia como MEI.

    A forma de atuação ocorre através de ponto fixo ou por meio de trabalhos em locais pré-determinados.

    O futuro MEI tem que verificar junto à Prefeitura, quais as exigências para trabalhar no local desejado.

    O mercado de trabalho é bem amplo e com muitas possibilidades. É primordial avaliar criteriosamente a localização da borracharia. Priorizar locais de grande fluxo de veículos faz toda a diferença, como: rodovias, postos de gasolina, shoppings, supermercados e avenidas movimentadas.

    Na estrutura física do local tem que prever espaço para o estacionamento dos veículos e que seja possível a prestação de serviços ali mesmo. O espaço interno normalmente fica reservado para o abrigo de equipamentos e apoio para escritório. O diferencial, sem dúvida, é a área externa, fique atento.

    Para começar é importante definir quais são os serviços disponibilizados para o cliente e ter os equipamentos básicos para o trabalho. O valor inicial médio de investimentos fica em torno de R$ 4.800,00 considerando um modelo tradicional de borracharia, com destaque para as seguintes aquisições:

  • R$ 500,00 para máquina vulcanizada para desmontar pneus;
  • R$ 1.400,00 para compressor de ar até 10 pés e com 100 litros;
  • R$ 150,00 para descolador de pneus manual;
  • R$ 600,00 para calibrador de pneus;
  • R$ 1.100,00 para 02 macacos tipo jacaré de 2 toneladas com roda de ferro;
  • R$ 200,00 para moto esmeril;
  • R$ 50,00 para 2 kits de cola para aplicação de manchão;
  • R$ 300,00 para conjunto de ferramentas para o dia a dia;
  • R$ 500,00 para construção de tanque com água para mergulho do pneu.

    Agora, uma boa oportunidade, mas que também tem investimentos mais elevados é agregar os serviços de balanceamento e alinhamento, com valores para aquisição dos equipamentos em torno de R$ 9.500,00; já incluso a oferta de cambagem e caster da suspensão dianteira.    

    Não será um desafio, a aquisição dos equipamentos, pois são encontrados em lojas e representantes especializados, cabendo pesquisa de preços para uma melhor compra.

    Alguns custos são rotineiros e precisam ser previstos, como: aluguel do ponto comercial, água, luz, telefone e acesso a internet.

    Uma das qualidades primordiais para um bom trabalho é a dedicação. Fazer cursos agrega diferenciação profissional e possibilidades de atuação com diversos tipos de clientes e serviços, além de se manter atualizado com as demandas que surgem todo momento. Invista na sua capacitação profissional.

    Caso venha precisar de ajuda, você como MEI, pode contratar um funcionário e o ideal é que antes de iniciar os trabalhos, ele também passe por treinamentos e cursos.

    Já no marketing do negócio, as redes sociais, como Facebook e Instagram são ferramentas importantíssimas e complementares para alavancar os serviços, principalmente pela facilidade de acesso e o baixo custo envolvido. Toda a publicação de conteúdo, imagens e textos, tem que ser bem avaliados e o cliente tem que perceber que as informações estão sendo úteis para ele.

    A propaganda e publicidade da borracharia podem ser feitas também através da distribuição de panfletos e cartões de visita em locais com grande fluxo de pessoas, priorizando a vizinhança do negócio, empresas e os clientes já existentes. Devem ser considerados, anúncios em revistas e jornais de bairro e nas rádios comunitárias. Entretanto a divulgação “boca a boca” é a mais eficaz, o que aumenta a necessidade e importância pela qualidade dos serviços prestados, pontualidade e cordialidade, além é claro de ter um preço justo.

    Preste atenção, algumas alternativas podem ser incorporadas no negócio e agregam valor ao cliente. Avalie a possibilidade de comercializar peças de reposição, como: pneus, rodas, calotas, câmaras de ar, válvulas, entre outros. Atender o cliente no local que ele precisa é sem dúvida um grande diferencial, faça estudo dos custos e ganhos e mãos à obra.