Você notou que o engajamento do seu Instagram diminuiu? Essa tem sido uma reclamação de vários usuários, já que a plataforma tem mudado os algoritmos. Nem todas as pessoas podem pagar por posts patrocinados, e pensando nisso, decidimos separar algumas dicas para atrair seguidores de forma orgânica.

Adiantamos que uma das principais orientações é manter a conta sempre ativa, movimentar com os vários tipos de postagens e estar atualizado sobre os assuntos em alta. Lembre-se também de seguir as diretrizes da rede. Esse comprometimento faz toda a diferença quando um novo seguidor visita seu perfil. 

Dicas para atrair seguidores no Instagram de forma orgânica

1) Tenha uma conta comercial 

O perfil comercial no Instagram disponibiliza mais ferramentas para os usuários, além das funcionalidades tradicionais já conhecidas. Através dos “insights”, você acompanha o desempenho da conta e outras informações relevantes, como os melhores dias e horários para postagens.

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Também é possível conhecer mais o público (gênero, idade, localização) e ver quais publicações alcançaram mais pessoas. Você pode criar uma nova conta nesta categoria ou então transformar um perfil pessoal em comercial. 

2) Defina uma frequência de postagens

Não é bom deixar o Instagram sem atualizações por dias, nem encher o feed com várias informações ao mesmo tempo. Portanto, tenha um cronograma de postagens a partir das estatísticas disponibilizadas, pois é difícil conseguir engajamento orgânico com apenas uma publicação semanal. 

3) Crie conteúdos atrativos e de qualidade

Quantidade não é qualidade! Ao seguir um perfil, o usuário espera ter acesso a posts relevantes. Você pode (e deve) criar conteúdos institucionais para falar sobre sua marca, mas não esqueça de agregar mais temas ao seu planejamento.

Quem segue uma página que vende ecobags, por exemplo, também pode se interessar por assuntos relacionados a artesanato sustentável, dicas de personalização da bolsa, indicações de artistas, entre outras temáticas do meio.

Ao produzir conteúdos, lembre-se de consultar fontes confiáveis e de dar os créditos. Essa é uma forma de gerar credibilidade e conquistar a confiança dos seus seguidores. 

4) Use hashtags 

As hashtags servem como um filtro de pesquisa nas plataformas, por isso é importante usá-las. A partir da quantidade de publicações com uma #, você pode definir quais são mais relevantes para seus posts. Só tenha cuidado para não exagerar e sua postagem ficar com mais tags do que texto informativo, ok?

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5) Tenha uma identidade visual

Explore a sua criatividade! A identidade visual faz com que os consumidores se lembrem mais facilmente da marca, já que associam o produto ao nome, cores usadas, tipografia e slogan. 

A identidade visual permite um perfil mais harmônico e profissional. É por esse meio que você irá se comunicar com os usuários, passar quais são os valores da empresa, propósitos, produtos ou serviços oferecidos. 

Por ser uma rede social voltada para postagem de fotos, o visual muitas vezes desperta mais a atenção do público do que uma frase na legenda. Use recursos como edição de imagens, mas não deixe de ter fotografias autorais relacionadas ao seu trabalho.

6) O reels continua em alta

Apesar das atualizações constantes na plataforma, os vídeos postados no reels ainda conseguem mais engajamento do que as publicações estáticas. E não é preciso ser um expert em edição audiovisual para dominar a ferramenta. 

Dica: participe das trends! São as tendências que viralizam pelas redes. Você pode postá-las no reels, mas busque inspiração no TikTok, já que normalmente essas “modinhas” começam por lá e só depois estouram no Instagram.

7) Não esqueça dos story

Faça postagens diárias no story, pois esse é um recurso que dá a sensação de proximidade com o público. Mostre o dia a dia da empresa, os bastidores do trabalho, feedback de clientes e novidades. No story você pode adotar uma postura mais descontraída, já que a publicação dura apenas 24 horas. 

8) Use as ferramentas que o Instagram oferece

Seja no feed, story ou reels, você pode adicionar detalhes às postagens para que o alcance delas aumente. Algumas funcionalidades são: localização, músicas, gifs, links, enquetes, avatares, contagem regressiva, menções e filtros.

Crie destaques de stories, para que eles possam ser vistos por quem visualizar o perfil. Para conteúdos mais extensos, você pode fazer posts no formato de carrossel, que permite adicionar até 10 imagens ou vídeos. 

9) Interaja com outros usuários

Comente nas publicações de contas que você segue e responda aos comentários que você receber. Você também pode estabelecer esse contato através dos story, com caixas de perguntas, enquetes ou reações. E não se esqueça de sempre verificar a caixa de mensagens, ok? Inclusive as solicitações. 

10) Divulgue o seu Instagram em outras redes sociais

Se você deseja focar no Instagram, divulgue o perfil em outras plataformas, como no Facebook, LinkedIn, YouTube e até pelo WhatsApp. Dessa forma, você pode expandir e até atrair um novo segmento de público. Caso tenha um cartão físico da marca, insira o seu nome de usuário ou um QR Code com a sua conta do Instagram.

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