Gestão de Processos
A Gestão de Processos consiste em simplificar e até eliminar atividades rotineiras que fazem parte do dia a dia da empresa, que muitas vezes custam dinheiro e atrapalham a agilidade e fluxo ideal das tarefas. É primordial conhecer profundamente o negócio e o relacionamento com clientes e fornecedores.
A Gestão de Processos tem como ponto principal o desenho do fluxo de toda a operação e o fracionamento em etapas que serão chamadas de processos.
Cada processo identificado tem que ter relevância significativa para o negócio e contribuir diretamente para geração de valor ao cliente e resultados à empresa; assim como devem ser eliminados aqueles considerados desnecessários para o fluxo ideal.
Para um bom entendimento, podemos dividir o processo em tarefas e atividades.
Tarefas são ações que devem ser executadas em um determinado espaço de tempo, já as atividades são ações que apoiam e complementam as tarefas.
A implementação de uma boa gestão de processos tem como etapas:
- Identificar as tarefas e atividades rotineiras de cada processo;
- Desenhar o fluxo e dependência que uma tarefa e atividade têm da outra, dentro de cada processo;
- Definir as ações de cada tarefa e atividade, bem como as respectivas execuções;
- Redigir e documentar procedimentos que permitam padronizar as tarefas e atividades;
- Criar parâmetros que permitam medir e monitorar o desempenho de cada tarefa e atividade;
- Interpretar as informações geradas com a finalidade de proporcionar a melhoria contínua das tarefas e atividades;
- Controlar os resultados de cada processo.
Para o MEI que comercializa produtos, podemos destacar como exemplo de processos: aquisição da matéria-prima, produção e entrega do produto final ao consumidor.
Já, para atividades de prestação de serviços, podemos destacar como exemplo de processos: plano de trabalho no cliente, treinamento da mão de obra e detalhamento dos procedimentos operacionais.
MEI, fique atento: a Gestão de Processos exige muita dedicação e compromisso para a implantação, mas com certeza, vai transformar a gestão da empresa, permitindo mais transparência nas ações, melhorias na relação de tempo e dinheiro, prevenção de erros e redução de gastos com retrabalhos, além de proporcionar melhor entendimento do negócio e diferenciação da concorrência.