O F-Commerce funciona como uma loja virtual do Facebook, a maior rede social do mundo

Passados mais de 15 meses desde o início da pandemia, ninguém tem mais dúvidas de que as compras online estão consolidadas como hábito de consumo.  Mas você, que é microempreendedor, me responda uma coisa: seu negócio já possui um catálogo no F-commerce? Se a resposta for não, e na verdade você nem sabe do que se trata, não tem problema! Nós te explicamos, MEI!

O F-commerce nada mais é do que um nome abreviado do Facebook Commerce, uma loja virtual dentro da rede social, onde diversas ferramentas auxiliam as empresas a expandirem a divulgação de seus produtos.

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Afinal, segundo dados da Propmark, o Facebook hoje conta com 2,7 bilhões de usuários ativos no planeta, sendo que 130 milhões deles são brasileiros (cerca de 51% da população).Além disso, os brasileiros gastam, em média, mais de 3 horas por dia navegando pelas páginas, grupos e perfis.

Em outras palavras: é claro que os empreendedores – sobretudo os MEIs – precisam estar na plataforma para alcançar potenciais clientes nessa multidão online, não é mesmo?

Benefícios e facilidades

Com a criação de uma loja no F-commerce, é possível exibir um catálogo de produtos com as devidas imagens, preços e descrições. O cliente pode navegar por diferentes categorias – e ainda pode finalizar a compra de duas maneiras: ser direcionado para o site do seu e-commerce (caso haja) ou enviando uma mensagem pelo próprio Messenger.

Porém, para a experiência ser atrativa, trate de caprichar! Mantenha seu catálogo atualizado com as informações mais precisas sobre seus produtos. Se existir variedade de  tamanhos e cores, inclua todos. Confira se os links estão corretos para que o cliente não seja direcionado para o lugar errado. Além, é claro, de usar imagens de alta resolução para gerar aquele impacto visual!

Configurando o F-commerce

Para as empresas que já têm uma página no Facebook, basta seguir o passo a passo:

1 – Acesse a sua fanpage e clique no menu “Loja”. Na próxima tela, selecione o menu “Modelos e guias”. Em seguida, clique no botão “Editar”, que está ao lado do seu modelo atual

2 – Um pop-up se abrirá, e serão apresentados diferentes modelos. Clique em “Ver detalhes” naquele que desejar aplicar.

3 – Verifique quais são os novos botões e guias e selecione “Aplicar modelo”. O novo modelo estará pronto!

4 – Mudou o modelo da sua fanpage ou clicou em “Loja”? Aceite os Termos e Políticas do Vendedor, do Facebook. É só assinalar em “Eu concordo” e clicar no botão “Continuar”.

5 – Nesta etapa, indique se deseja que os potenciais clientes enviem mensagens para tirar dúvidas e fazer compras, ou se prefere que eles sejam redirecionados para outro site.

6 – Em seguida, começará a configuração da sua página. Preencha, primeiro, a moeda utilizada para comercialização dos produtos. O padrão é o Real. Depois disso, clique em “Salvar”. Sua loja está pronta! O Facebook informará que o e-commerce está apto para a adição de produtos.

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O processo todo leva poucos minutos, MEI. Mas, se mesmo assim você quer tirar alguma dúvida sobre o assunto, não hesite em perguntar pra gente!

Nossas redes sociais e canais de comunicação estão sempre disponível para auxiliar os microempreendedores nessa jornada pelo mundo dos negócios!