A importância do conhecimento no comportamento empreendedor
Além de cursos e qualificações, o MEI pode se manter em constante evolução por meio de vídeos, páginas, podcasts e outros conteúdos disponibilizados no mundo digital
“Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros”. Apesar de ter sido dita no século XVIII, a frase do filósofo Benjamin Franklin continua atual – e os empreendedores de sucesso que o digam!
Afinal, o mundo dos negócios se movimenta conforme as tendências apresentadas pela sociedade, não é mesmo, MEI? Por isso, se ficar a par de tudo o que acontece em sua área de atuação é praticamente uma obrigação, estar antenado ao que se passa fora da sua bolha pode ser o diferencial para ter um empreendimento próspero e inovador.
A chave para entender a frase de Franklin está no primeiro verbo: investir! Muitas vezes, a educação formal pode não ser suficiente para lidar com alguns desafios – e engana-se quem pensa que o sucesso financeiro é mais fruto da sorte e do acaso do que de qualquer outro aspecto.
Lembre-se: a busca pela capacitação precisa ser constante e prioritária! Dessa forma, selecionamos algumas alternativas para que o MEI se mantenha sempre em evolução:
Cursos e qualificações
A primeira dica é recorrer a quem está gabaritado a ensinar. Hoje, diante da pandemia, o acesso a plataformas digitais se tornou mais rápido, comum e barato. A Inove é um exemplo disso (https://i9class.com.br/home).
Desenvolvida para promover o ensino online de forma eficiente e bem estruturada, a plataforma oferece Educação de Jovens e Adultos, cursos técnicos e qualificações profissionais em diversas áreas – possibilitando que pessoas de todas as idades e classes sociais possam estudar conforme sua disponibilidade.
Conhecimento à disposição
Se você ainda não está com coragem de se matricular, por a mão na massa e sair com um certificado, ao menos pode pensar em dar o primeiro passo com vídeos e aulas gratuitas disponíveis na internet.
O canal do Sebrae no YouTube é uma boa pedida para quem procura conhecimento para todos os níveis. Das dicas básicas, passando por tira-dúvidas e tutoriais, até chegar em vídeos mais longos e aprofundados, o MEI poderá ter uma boa base para colocar esses aprendizados em seu dia a dia.
Já se você gosta dos podcasts (tipo de conteúdo que tem cada vez mais consumidores), então também temos boas dicas: TEDTalks Negócios, Startups de alto impacto, Like a Boss e Resumocast. Cada um ao seu estilo, eles podem ser uma ótima oportunidade pra você se capacitar enquanto dirige, lava a louça, limpa a casa, ou mesmo quando bate aquele tédio!
Nas redes sociais, vale a pena seguir os perfis: @portaldosadministradores; @revistavendamais; e @ibn_brasil – este último fala sobre neurovendas e comportamento do consumidor.
Aprendendo na prática
Na última das hipóteses, o bom e velho conhecimento também pode ser adquirido durante suas experiências no dia a dia. Como dissemos anteriormente, estudar a concorrência e as referências da sua área é quase obrigação. Mas você também pode se interessar, conhecer e tirar dúvidas sobre outras áreas de atuação.
Nesse sentido, diálogo com fornecedores e feedback de clientes são coisas comuns, mas que muitas vezes trazem informações que passam batido. Por isso, tenha sempre papel e caneta por perto – ou mesmo o bloco de notas do celular aberto. Nunca se sabe quando um insight está pra aparecer!
Leia também
- Quais são as expectativas do cenário pós-pandemia para o MEI?
- Como a inteligência emocional ajuda o MEI a prosperar nos negócios?
A dica mais importante
Depois de todas essas descrições, plataformas e alternativas de buscar de conhecimento, fica o lembrete: a #EquipeDicasMEI está sempre aqui, à disposição, pronta para auxiliar os microempreendedores individuais em todo tipo de desafio!
E se você chegou aqui sem conhecer antes o nosso trabalho, então seja bem-vindo! Nós somos uma plataforma integrada de serviços, com práticas que agregam valor na gestão e condução dos negócios dos associados – além de destacar-se pela competência e rapidez na leitura e interpretação das tendências dos diversos mercados.
Siga-nos nas redes sociais.