Como as redes sociais podem te ajudar a vender mais?
Neste mês, a coluna Entrevista com Especialista responderá às principais dúvidas sobre vendas no ambiente digital, além de fornecer dicas para que o MEI possa lucrar mais, sem precisar disponibilizar seus produtos ou serviços em um espaço físico
Estamos vivenciando um período de transformação digital, ou seja, a partir de agora a presença de sua empresa no ambiente digital será quase inevitável, se quiser se destacar ou até sobreviver no mercado atual.
É preciso explorar as funcionalidades das redes sociais para dialogar diretamente com o seu público-alvo, no entanto, a equipe DicasMEI sabe que, para muitos, as ferramentas digitais são, ainda, um grande mistério.
Há uma enorme porcentagem de MEIs que fazem parte de uma geração que não cresceu utilizando a internet e, por isso, decidimos entrevistar Annelize Pires, que é analista de marketing digital em uma agência de publicidade.
Annelize compartilhou um pouco de sua experiência com o marketing digital, oferecendo dicas e orientações valiosas para que vocês, microempreendedores individuais, possam expandir seus empreendimentos, aumentando as vendas de produtos ou serviços no ambiente digital.
Confira o nosso bate-papo:
Desde março, quando o isolamento social se tornou uma medida necessária para evitar o contágio de Covid-19, os microempreendedores individuais enfrentam uma transição forçada para o ambiente digital. Atualmente, a internet ganhou protagonismo na venda de produtos e a contratação de serviços. Há diferenças entre estratégias de marketing e venda para espaços físicos e para espaços digitais e online? Quais?
Há, sim! Um dos primeiros pontos que pensamos quando falamos da diferença entre espaço físico e espaços digitais é o alcance. A internet possibilita que o seu produto chegue para muito mais pessoas, desta forma, a estratégia precisa ser pensada de maneira macro. Mesmo que você só pretenda alcançar o público do raio da sua cidade, por exemplo, você consegue mais visibilidade. Muitas vezes, um estabelecimento fica conhecido no seu bairro ou em uma localização menor. Os meios digitais permitem que muito mais pessoas possam conhecer e ter contato com o seu produto. O meio digital não deixa de ser uma estratégia para quem tem um local físico. Ele é a chance de expansão e visibilidade, aumento em vendas, alcance de pessoas.
Outra estratégia é não começar com pressa, assim como os espaços físicos, os meios digitais precisam de reconhecimento do produto, alcance de público-alvo, personas e funil de vendas. A pressa acaba frustrando as pessoas, por acharem que a internet será uma fórmula mágica para aumentar as vendas.
Muitos MEIs não têm facilidade para gerenciar seu negócio em ambiente digital, uma vez que vieram de outras gerações. Quais são os primeiros passos para dominar as redes sociais, utilizando-as como viabilizadoras do empreendedorismo, mesmo diante da crise que estamos vivendo?
O primeiro passo é não desistir no primeiro problema. Assim como qualquer outro ambiente, o meio digital precisa ser estudado, tem que ter paciência e ir treinando e praticando. Ler os materiais que encontrar sobre redes sociais, assistir vídeos no YouTube e insistir. Ninguém nasceu sabendo e aprendemos na prática. Estudar diariamente e aplicar o que aprendeu. Analisar erros e acertos e repetir sempre os acertos.
Quais são os erros mais comuns cometidos por aqueles que não dominam as redes sociais? O que evitar ao iniciar o gerenciamento de canais online como propulsores do próprio empreendimento?
Um erro muito comum é começar sem uma estratégia e tentar abraçar o mundo todo. Todo empreendimento, seja ele digital ou físico, necessita de alinhamentos e estratégias bem delineadas. É preciso desenhar, mesmo que de modo simples, o que você pretende alcançar e como pretende. Comece simples e vá aumentando suas metas conforme seus objetivos forem sendo alcançados. Eu entendo que queremos ver resultados rápidos, mas a constância e consistência fazem com que o negócio vá mais longe do que gastar rios de dinheiro sem saber quem seu público e como fazer seu conteúdo.
O que é essencial para que o negócio do MEI tenha sucesso no ambiente digital?
Contrato! Faça um contrato mesmo que simples, defina pagamento, valores, porcentagens, o que você irá fazer e o que não irá. Se a pessoa pedir algo que você não sabe ou não concorda, não faça o trabalho. Outro ponto é definir prazos e datas, pois, muitas vezes, vemos problemas entre as partes por falta de comunicação. Fale! Esclareça suas dúvidas e deixe tudo bem claro.
A jornada do consumidor e a tomada de decisão de compras é algo muito discutido, quando falamos sobre o potencial de alcance do marketing e das estratégias de vendas, cite uma estratégia que você considera altamente eficaz para vender no ambiente digital.
Realmente o alcance nos meios digitais pode ser muito grande. Uma estratégia é a presença nas redes sociais. Como disse acima, você tem que ser constante, estar sempre presente, responder aos seguidores, resolver seus problemas. De nada adianta patrocinar posts se você não resolve alguma dor ou necessidade. Você tem que dar ao seu público o que ele necessita, seja de que ramo for. Mostre seu produto, exponha suas qualidades. Depois disso, comece com patrocínios de valores mais baixos e vá aumentando. Faça campanhas com objetivos diferentes e estude seus resultados para saber o que funciona melhor e o que não funciona.
Na sua opinião, quais são as melhores ferramentas que ajudam o seu anúncio online a performar melhor em meio a complexas jornadas de compras?
Essa pergunta é interessante, pois, na verdade, a melhor ferramenta é estudar e saber analisar os dados. A jornada de compras normalmente é desenhada como algo bastante complexo, porém, nem sempre é. Se você sanar alguma questão de quem busca seu produto, a conversão acontece. Por isso repito, esteja presente e entregue conteúdo ao seu público. Isso serve para roupas, carros, computadores o produto que for. A performance vem quando você consegue ver quais conteúdos tiveram melhor resultado. Por isso, curtidas não são uma maneira de medir performance. De nada adianta ter 1 milhão de seguidores, 500 mil curtidas em postagens, se o seu produto não vende. Muitas pessoas tem 400 seguidores que são fiéis ao seu produto, assim a conversão vale muito mais. Por isso, faça testes do que funciona e o que não funciona no conteúdo que você posta e patrocina, veja os públicos, alcance, custos e se o saldo é positivo. Esteja sempre atento aos dados, o Facebook, Google etc te fornecem relatórios que ajudam muito.
Sabemos que só as redes sociais não funcionam para que o negócio do MEI ganhe visibilidade no ambiente digital. Quais outros canais você indica? Qual o poder do site mobile?
As redes sociais são um caminho muito bom, atualmente. Temos que lembrar que existem várias em que a presença pode funcionar. Hoje, temos Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube, etc. Ter um site é muito bom pois você pode fazer seu portfólio ali. O LinkedIn também tem crescido bastante e permite que você poste bastante conteúdo e se conecte com pessoas da mesma área. Porém, não fiquem focando só nisso. O melhor canal é onde seu público está! Então, teste todos os que forem possíveis e veja em qual você se adequa melhor. E, principalmente, não se limite! Esteja em todas as redes sociais que conseguir e se sentir bem, é assim que você cativa seu público.
Para finalizar, dê um dica de curso ou material gratuito para aqueles que não têm intimidade com o ambiente digital e com o universo das redes sociais. Como ajudá-lo a enfrentar essa fase de transição?
Com a pandemia, diversos sites estão fornecendo material gratuito. A Rock Content tem diversos cursos gratuitos, as meninas do Efeito Orna dão aulas e tem ótimos vídeos no youtube. Rafael Rez e Ícaro de Carvalho postam muito conteúdo diariamente e tem seus cursos que, apesar de não serem gratuitos, tem preços bastante acessíveis. Mas, só o conteúdo gratuito deles, já é muito bom!
Annelize Pires é jornalista formada pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e analista de marketing digital voltado para agências de publicidade.
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