Nesta semana, de 20 a 24 de maio, aconteceu a Semana do MEI, evento promovido pelo Sebrae com o objetivo de levar informações e capacitar os microempreendedores individuais. Foram cinco dias de atividades intensas e gratuitas. 

A DicasMEI reuniu um pouco do que aconteceu no evento, apresentando as atividades diversas oferecidas nos estados brasileiros 

 Como fazer um negócio crescer e se consolidar? Essa pergunta certamente está na cabeça de muitos microempreendedores. Se não existe fórmula pronta, a busca por capacitação pode ajudar a alcançar esse objetivo. Pensando em quem já é MEI ou pretende ser, o Sebrae realizou, em inúmeros estados brasileiros, atividades gratuitas que fazem parte da Semana do MEI. 

As consultorias presenciais oferecidas tiveram como foco três temas: marketing; exigências legais para o segmento de alimentação; e orientação financeira para o MEI. As orientações foram repassadas por profissionais com experiência nessas áreas. 

Dentre as atividades presenciais e online, as mais procuradas foram Marketing digital para o setor de moda, Como elaborar um orçamento de obra Abordagem em vendas. Na quinta-feira (23), o evento ofereceu, ainda, auxílio para o preenchimento da Declaração Anual de Faturamento, que tem como prazo final de submissão o dia 31 de maio. 

Capacitação para o sucesso 

 Carlos Castanheira, morador do interior paulista, trabalhou durante 26 anos em uma multinacional, mas, após a súbita demissão, decidiu ter mais autonomia e ser dono do próprio negócio. Explorou sua experiência e tornou-se técnico em ar-condicionado. Hoje, é MEI e atende toda a região de São José do Rio Preto. 

No entanto, Carlos nunca tinha administrado a própria empresa e, por isso, quando ficou sabendo da Semana do MEI, decidiu logo se inscrever para aprender mais sobre o assunto. “A oportunidade de realizar atividades online e recebe-las pelo WhatsApp possibilitou que eu me capacitasse sem perder um só dia de trabalho”, contou o engenheiro. 

Carlos tirou dúvidas sobre as obrigações do MEI, além de ficar por dentro das principais temáticas relacionadas à gestão empresarial e financeira. 

 “Acho muito importante quando o microempreendedor individual compreende que, quanto mais informações tiver, melhor será seu desempenho na atividade exercida. A Semana do MEI é um importante momento de aprendizado, conhecimento de novas áreas e é também uma oportunidade de expandir o networking”, complementa Carlos. 

Retrospectiva

Confira as principais temáticas ministradas em oficinas online durante a semana: 

  • Dia 20: Como tornar seu negócio um sucesso
  • Dia 21: Inovação 
  • Dia 22: Administre seu dinheiro 
  • Dia 23: Potencialize seu negócio 
  • Dia 24: Marketing Digital

Já as principais opções de palestras presenciais foram: 

  • Dia 20: Economia Criativa 
  • Dia 21: 10 hábitos para fazer seu dia render mais
  • Dia 22: Vivencias Empresariais (Jogo Online) 
  • Dia 23: Mude seu olhar para vender mais
  • Dia 24: Como crescer suas vendas na internet 

“O acesso gratuito a capacitações como essa motiva muitas pessoas, mesmo aquelas que ainda não possuem um projeto de negócio estruturado. Isso reforça o empenho do Sebrae em contribuir com o desenvolvimento regional, por meio do apoio a pessoas que querem empreender”, enfatiza Carlos. 

WhatsApp e YouTube como ferramentas de aprendizado 

Acrescentar atividades online na programação da Semana do MEI foi pensado após a equipe perceber que cada vez menos empreendedores têm tempo disponível para cursos presenciais.

Dessa forma, a partir das plataformas de vídeos e do compartilhamento de conteúdos via WhatsApp, os microempreendedores individuais podem aprender no tempo que encontram: assistindo no próprio computador no sofá de casa, em um momento livre inesperado ou até mesmo durante um engarrafamento, por exemplo. 

As aulas no YouTube, por sua vez, estarão disponíveis no canal SebraeTalks, onde os inscritos poderão assistir a vídeos que duram entre 30 e 50 minutos – com temas voltados para a área de finanças – e que ficarão disponíveis por dois dias com exclusividade para os participantes.

Além das palestras, foi apresentada a websérie Meu negócio em dia, em cinco capítulos. A cada dia, foi divulgado um bate-papo com especialistas do Sebrae-RS nas áreas de finanças, gestão do tempo, tributação, prospecção de clientes e marketing digital com a empresária Ana Paula Brum, da Degusta Fit, empresa especializada em doces fitness. Diariamente, o link para assistir essa websérie está disponível na página do Facebook da organização.

Gostou do evento?

Compartilhe conosco a sua experiência!

Para ler mais matérias como essa, continue navegando no blog DicasMEI.