Conhecer esses cinco conceitos do marketing é o primeiro passo para começar a desenvolver uma estratégia para o seu negócio, garantindo, assim, visibilidade e planejamento de alcance a longo prazo

Todo mundo fala sobre marketing, mas, afinal de contas, você sabe o porquê dessa área ser tão importante para o sucesso de sua empresa?

Hoje, a equipe DicasMEI vai te contar um pouco sobre os principais conceitos da área, além de te explicar o que é um planejamento de marketing, tão necessário para que você atinja seus objetivos, enquanto empreendedor. 

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É por meio de suas estratégias de marketing que o seu público-alvo tem acesso aos diferentes tipos de serviços e produtos que estruturam o seu negócio, inclusive informações essências, necessárias para que seu cliente tome a decisão de compra ou contratação. 

O principal objetivo do marketing não é fazer a pessoa comprar o que não precisa, mas, sim, satisfazer as necessidades e desejos de cada potencial cliente. 

VEJA: Confira uma dica exclusiva DicasMEI sobre marketing na gestão empresarial 

O que é planejamento de marketing?

Primeiramente, vamos falar sobre planejamento, que é um tema que todo MEI deve tirar de letra, certo?

O planejamento de marketing é um recurso utilizado para identificar e organizar as estratégias de forma otimizada, visando alcançar um objetivo. É a partir dele que você vai definir a identidade da empresa, identificar qual é o seu posicionamento de mercado e avaliar os resultados de suas ações – sejam eles positivos ou negativos.

É por meio do planejamento que você vai: 

  • Definir suas metas e objetivos
  • Organizar seu trabalho 
  • Analisar seus resultados
  • Vislumbrar a competitividade de mercado
  • Conhecer sobre seu público-alvo

VEJA: Marketing pessoal, conheça atitudes que fazem a diferença

Quais são os conceitos essenciais para elaborar um planejamento de marketing?

Agora, vamos conhecer um pouquinho da teoria necessária para a elaboração de um bom plano de marketing. O título dessa matéria faz referência aos CINCO P’s do marketing, certo? Você sabe quais são eles?

Produtos e serviços são criados e ofertados a todo momento. De modo geral, pessoas trabalham para atender desejos e necessidades de outras pessoas. No meio desse ciclo há processos, demandas, ferramentas e tudo o mais que é preciso para fazer essa roda girar.

Com isso o campo do marketing se vê constantemente rodeado por técnicas, fórmulas e metodologias diversas para se comunicar com os consumidores da maneira mais assertiva.

Assim, para facilitar a vida de todos, existem conceitos com o fim de otimizar a visualização dos aspectos mais cruciais, os quais são capazes de nortear as estratégias do pessoal de marketing: 

  1. Produto
  2. Preço
  3. Promoção
  4. Ponto de Venda
  5. Pessoal de Vendas 

Antes de iniciar qualquer planejamento de marketing, é preciso olhar para esses cinco pontos e analisar pessoas. Esse é o segredo para que a sua estratégia atinja e sensibilize, de fato, o seu público-alvo. 

Fica aqui um dever de casa para que você possa iniciar o seu planejamento sem dificuldades. Respondendo a essas perguntas, tudo ficará mais claro para você: 

  • Quais necessidades e/ou desejos seu produto ou serviço pode atender?
  • Que tipo de função ele precisa desenvolver para suprir esses objetivos?Qual o valor do seu produto ou serviço para o consumidor?
  • Qual é a faixa de preço do seu segmento?
  • Qual o comportamento do seu cliente sobre questões de preço? Quanto ele está disposto a pagar pela solução oferecida por você?
  • Quando, como e onde transmitir as suas peças de marketing e divulgação ao seu público?
  • Quais os melhores canais para apresentar o valor e diferencial dos seus produtos?

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