Você já conhece os cinco P’s do marketing?
Conhecer esses cinco conceitos do marketing é o primeiro passo para começar a desenvolver uma estratégia para o seu negócio, garantindo, assim, visibilidade e planejamento de alcance a longo prazo
Todo mundo fala sobre marketing, mas, afinal de contas, você sabe o porquê dessa área ser tão importante para o sucesso de sua empresa?
Hoje, a equipe DicasMEI vai te contar um pouco sobre os principais conceitos da área, além de te explicar o que é um planejamento de marketing, tão necessário para que você atinja seus objetivos, enquanto empreendedor.
É por meio de suas estratégias de marketing que o seu público-alvo tem acesso aos diferentes tipos de serviços e produtos que estruturam o seu negócio, inclusive informações essências, necessárias para que seu cliente tome a decisão de compra ou contratação.
O principal objetivo do marketing não é fazer a pessoa comprar o que não precisa, mas, sim, satisfazer as necessidades e desejos de cada potencial cliente.
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O que é planejamento de marketing?
Primeiramente, vamos falar sobre planejamento, que é um tema que todo MEI deve tirar de letra, certo?
O planejamento de marketing é um recurso utilizado para identificar e organizar as estratégias de forma otimizada, visando alcançar um objetivo. É a partir dele que você vai definir a identidade da empresa, identificar qual é o seu posicionamento de mercado e avaliar os resultados de suas ações – sejam eles positivos ou negativos.
É por meio do planejamento que você vai:
- Definir suas metas e objetivos
- Organizar seu trabalho
- Analisar seus resultados
- Vislumbrar a competitividade de mercado
- Conhecer sobre seu público-alvo
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Quais são os conceitos essenciais para elaborar um planejamento de marketing?
Agora, vamos conhecer um pouquinho da teoria necessária para a elaboração de um bom plano de marketing. O título dessa matéria faz referência aos CINCO P’s do marketing, certo? Você sabe quais são eles?
Produtos e serviços são criados e ofertados a todo momento. De modo geral, pessoas trabalham para atender desejos e necessidades de outras pessoas. No meio desse ciclo há processos, demandas, ferramentas e tudo o mais que é preciso para fazer essa roda girar.
Com isso o campo do marketing se vê constantemente rodeado por técnicas, fórmulas e metodologias diversas para se comunicar com os consumidores da maneira mais assertiva.
Assim, para facilitar a vida de todos, existem conceitos com o fim de otimizar a visualização dos aspectos mais cruciais, os quais são capazes de nortear as estratégias do pessoal de marketing:
- Produto
- Preço
- Promoção
- Ponto de Venda
- Pessoal de Vendas
Antes de iniciar qualquer planejamento de marketing, é preciso olhar para esses cinco pontos e analisar pessoas. Esse é o segredo para que a sua estratégia atinja e sensibilize, de fato, o seu público-alvo.
Fica aqui um dever de casa para que você possa iniciar o seu planejamento sem dificuldades. Respondendo a essas perguntas, tudo ficará mais claro para você:
- Quais necessidades e/ou desejos seu produto ou serviço pode atender?
- Que tipo de função ele precisa desenvolver para suprir esses objetivos?Qual o valor do seu produto ou serviço para o consumidor?
- Qual é a faixa de preço do seu segmento?
- Qual o comportamento do seu cliente sobre questões de preço? Quanto ele está disposto a pagar pela solução oferecida por você?
- Quando, como e onde transmitir as suas peças de marketing e divulgação ao seu público?
- Quais os melhores canais para apresentar o valor e diferencial dos seus produtos?
Conseguimos te ajudar?
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