O WhatsApp como grande aliado do seu negócio: confira estratégias de uso do aplicativo
Com o fechamento de lojas e as medidas de isolamento, a troca de mensagens por WhatsApp entre clientes e empresas aumentou significativamente
Hoje, vamos apresentar estratégias para que você estabeleça um bom relacionamento com seus clientes e público-alvo via WhatsApp
De acordo com uma pesquisa da empresa de soluções para atendimento ao cliente, Aivo, com 130 companhias de vários países, o uso do aplicativo de troca de mensagens WhatsApp aumentou significativamente, diante do contexto da pandemia de covid-19. Entre fevereiro e abril, o aumento foi de 516%.
Com o período de quarentena, que nos obrigou a adaptar nossa rotina pessoal e profissional para uma situação de isolamento social, os microempreendedores individuais tiveram que encontrar maneiras para driblar os obstáculos e continuar fazendo o seu negócio render.
Atualmente, o WhatsApp tem mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais ao redor do planeta, então é óbvio que se tornou obrigatório procurar aproveitar os benefícios dessa plataforma.
Por isso, a #EquipeDicasMEI separou algumas dicas para potencializar sua comunicação empresarial, vamos descobrir quais são elas?
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Explore todas as ferramentas do aplicativo
Como sabemos, o WhatsApp não está limitado a mensagens de texto. É possível compartilhar imagens, vídeos, documentos e áudio.
Imagine que bacana a seguinte situação: o cliente vê assunto ou um produto interessante no seu site, clica em um link ou botão com a marca do WhatsApp, escolhe o número de um amigo, familiar, ou cliente, e o link é compartilhado com o número escolhido. Viu só como é importante explorar todas as funcionalidades do aplicativo?
Não esqueça de fazer uma boa divulgação do seu número de contato
Após habilitar um número exclusivo para o uso do WhatsApp, será necessário informar aos seus clientes sobre esse novo meio de contato. Afinal, não adianta a empresa disponibilizar a comunicação por meio do aplicativo e os clientes desconhecerem tal possibilidade.
Divulgue o número do seu WhatsApp em cartões de visita, panfletos ou outros materiais impressos que a sua loja utilize para a venda dos produtos. O mesmo vale para os canais online. Não se esqueça de colocar o número em todos eles: site, blog, redes sociais, e-mail e em qualquer outra forma de contato virtual.
Identifique a sua marca
É muito importante que, ao ser adicionado, um contato possa saber qual marca aquele número de WhatsApp representa instantaneamente, por isso, é importante escolher uma foto de perfil que identifique a sua marca e não deixe dúvidas, fazendo com que seu número seja classificado como spam.
Utilize listas de transmissão
Ao invés de criar os famosos grupos, onde todos os usuários podem interagir entre si, como em uma sala de bate-papo, recomenda-se enviar mensagens individuais utilizando o recurso Listas de Transmissão. Assim, você pode adicionar os contatos que apresentam os mesmos interesses em uma lista de pessoas, onde é possível enviar a mesma mensagem de uma só vez e elas serão recebidas de maneira privada e individual.
Use o WhatsApp Web
Para organizar o seu atendimento via WhatsApp, nada melhor do que abandonar a tela do smartphone e poder utilizar o aplicativo diretamente no computador, não é mesmo?
Para utilizar o WhatsApp Web, basta acessar o link a seguir e seguir as instruções de login: https://web.whatsapp.com.
Depois dessas dicas, chegou a hora de colocar em prática todo o aprendizado. Mas, é importante lembrar de que alguns erros comuns precisam ser evitados.
Ficar mandando mensagens todos os dias para exaltar os seus feitos como MEI ou falar do tanto que a sua empresa é incrível, só vai entediar o público. Em vez de se conectar com a marca, a pessoa vai ficar cada vez mais distante e criar uma resistência com a empresa. Então, fique atento aos assuntos que deseja tratar com seu público-alvo via WhatsApp.
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Ah! Além disso, vale também ressaltar o óbvio; ninguém gosta de ficar esperando resposta. Então, se algum cliente falar com você, responda-o o quanto antes. Por isso, é preciso estabelecer um horário comercial para utilizar o WhatsApp profissional, pois sabemos que as pessoas podem te contatar em qualquer horário.
Atenção!
Dica importante: tenha um número exclusivo para sua empresa, diferente daquele que utilizada para conversas pessoais. Além de ajudar na organização, ter números separados para atividades pessoais e profissionais impede que você receba mensagens fora do horário estabelecido para o trabalho.
Gostou dessas dicas?
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