O trabalho remoto, que se tornou muito comum durante a pandemia de coronavírus, já era a realidade de muitos microempreendedores individuais muito antes. Executar suas funções trabalhando em casa sempre foi uma boa opção para aqueles que não dispunham de um espaço físico ou precisavam economizar no valor do aluguel.

Embora tenha suas vantagens, trabalhar dentro de casa pode ser complicada para quem tem problemas com foco e atenção. Esse problema faz parte da sua rotina? Na Entrevista com o Especialista de hoje, falamos com a coach em estratégia de negócios Priscila Guskuma.

Leia nossa conversa abaixo!

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

Entrevista com Especialista: como manter o foco e atenção trabalhando em casa?

MEiShop: Se o home-office já era uma tendência, o isolamento social trazido pela pandemia o consolidou como uma modalidade de trabalho. Porém, não é todo mundo que tem facilidade para manter a produtividade como se estivesse no escritório. Quais dicas você dá para quem vive essa realidade?

Priscila Guskuma: Este é um novo modelo de trabalho que chegou para ficar. A primeira coisa que o empreendedor precisa desenvolver é disciplina, ter uma rotina de trabalho, saber separar os momentos do seu dia. Ter horário para acordar e começar a trabalhar. Sempre falo da importância de se vestir e arrumar-se como se fosse sair para trabalhar fora. Alguns comportamentos como esse mandam comandos para o cérebro perceber que precisa focar de maneira efetiva nas atividades do dia. Um outro ponto bem importante é ter um ambiente dentro de casa que seja destinado ao trabalho, pode ser um cantinho na sala, cozinha, lavanderia, em último caso no quarto, pois a mente já associa que ali é um lugar de descanso e isso prejudica muito a produtividade e foco do MEI, trabalhar no sofá ou na cama nem pensar. Eduque a sua mente para ser produtiva.

MEiShop: Primeiramente, relacionado ao ambiente: pra quem não tem escritório em casa, como montar um espaço de trabalho confortável e sem grandes investimentos? 

Priscila: Dê preferência a um local que seja mais isolado e que não tenha tanta circulação de pessoas. Um lugar organizado. Muitas vezes, o acumulo de bagunça e sujeira atrapalham o foco e produtividade das pessoas. Esteja próximo de ambiente iluminado de preferência luz natural.

MEiShop: Para quem divide o home-office com algum familiar, colega de quarto, ou mesmo para quem tem funcionário ou criança em casa: quais as recomendações para evitar que um atrapalhe o outro? 

Priscila: A primeira dica é manter uma boa comunicação, definir algumas regras de convívio, uma agenda visível para as reuniões. Planejar e comunicar, manter o ambiente saudável para todos.

MEiShop: Outro ponto é em relação a horários de intervalo: o ideal é manter o expediente que vinha ocorrendo no escritório? Ou a flexibilidade do home-office pode ser um aliado para você relaxar sem perder a produtividade?

Priscila: Depende muito de cada pessoa, eu gosto do conceito de que o que importa são os resultados. Se o empreendedor trabalhar três horas por dias e gerar os resultados que deseja, ótimo. Pois alguns trabalham mais de 10 horas por dia e não aproveitam, não conseguem ter foco e disciplina. O empreendedor precisa buscar um modelo que gere bons resultados para sua empresa.

MEiShop: Sobre alimentação: muita gente prefere parar e ir a copa/cozinha para não sujar o ambiente de trabalho. De fato, é o mais indicado?

Priscila: Sim, o mais indicado é sair do ambiente de trabalho. Até mesmo para ter uma pausa da mente. Mudar de ambiente pode até gerar um momento de relaxamento e descanso – para voltar ainda com mais ritmo ao trabalho.

 

Priscila Guskuma é formada em jornalismo e marketing, atua como palestrante e coach especializada em estratégia de negócios.