Produtos de Chocolates – Fabricante
O chocolate é o doce mais comercializado no mundo todo, com mercado bastante ativo e no Brasil tem participação muito expressiva na economia, ocupando destaque nas gôndolas de supermercados, cafeterias, docerias e com muitas lojas de vendas exclusivas espalhadas em todo país.
A fabricação de produtos de chocolate artesanal, conhecido também como caseiro, traz muitas oportunidades para quem pretende ter um pequeno negócio, e para alcançar o sucesso vai ter que diferenciar e inovar na forma de trabalhar com os recursos disponíveis, diversificando sabores, texturas, embalagens, formatos e na própria comercialização.
Muitos fabricantes precisam emitir notas fiscais da comercialização dos produtos, além de conseguir condições de compras melhores pelo fato de ter CNPJ. Para atender a esta necessidade, a formalização como MEI é uma opção viável, que traz também a tranquilidade de estar amparado pelos benefícios previdenciários, como: auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria, entre outros. A formalização ocorre através da atividade de CHOCOLATEIRO.
Acesse os serviços da nossa plataforma e conheça o que a Dicas MEI tem para você e como pode auxiliar na formalização e no dia a dia como MEI.
O futuro MEI tem que verificar junto à Prefeitura, quais as exigências para trabalhar no local desejado, além de atender as normas e condições de higiene determinadas pela vigilância sanitária para o manuseio de produtos de origem alimentícia, visto que o setor está sujeito à intensa regulamentação e fiscalização.
- Para mais informações acesse as nossas dicas técnicas: Consulta Prévia ou de Viabilidade à Prefeitura e Vigilância Sanitária – Precauções com a Segurança Sanitária.
O local para a fabricação dos produtos de chocolates, basicamente, é a cozinha que deve ter uma distribuição que permita a livre circulação de pessoas e você pode começar com os equipamentos e utensílios que já tem e a estrutura mínima ideal, compreende: fogão, geladeira, liquidificador, batedeira, processador, derretedeira elétrica, centrífuga, micro-ondas, panelas, formas para assar os produtos, balança de precisão para pequenos volumes, balança para pesagens de maior volume, espátulas, mesa de mármore ou aço inox, termômetro ambiente e culinário, facas para raspagem do chocolate, máquina de ralar chocolate, fôrmas e moldes, travessas, bandejas, garfos, facas, colheres e lixeiras que não necessitam de toque para abertura.
É fundamental que as paredes, teto e chão tenham cores claras, para facilitar a limpeza e garantir a higiene, assim como deve ser uma área seca e arejada.
O investimento inicial fica entre R$ 9.000,00 a R$ 12.000,00 e compreende a reforma da cozinha para adaptação as condições de higiene sanitária e aquisição dos equipamentos e utensílios mais comuns, já descritos acima. Neste caso não estão sendo considerados os equipamentos que você já tem para a composição do investimento inicial.
O ideal é que se disponibilize pelo menos R$ 1.000,00 para a primeira compra dos ingredientes, conforme o mix de produtos que serão ofertados. Além da aquisição de luvas e máscaras.
Alguns custos são rotineiros, como a compra dos ingredientes. E o MEI tem que ter o dinheiro para pagar, que é o que chamamos de capital de giro. A previsão dos recursos depende diretamente da produção diária, mas uma boa estimativa é de R$ 250,00 a cada 5 dias.
A escolha de fornecedores deve ser bem criteriosa, é o primeiro passo para que a qualidade do produto seja reconhecida pelos clientes. Não será um desafio, pois todos os ingredientes são encontrados nos supermercados, atacadistas e distribuidores, cabendo pesquisa dos preços para uma melhor compra.
Na hora de preparar os produtos, padronize as quantidades de ingredientes utilizadas e o formato, além de procurar manter o mesmo peso. O cliente vai ter a sensação de comprar sempre o mesmo produto.
Faça cursos e procure inovar com novas receitas e sabores, o cliente valoriza novidades. Acompanhe os movimentos da concorrência, ela sempre tem o que ensinar.
MEI, fique atento: é fundamental estar preparado para o trabalho e fazer curso de manipulação e higiene de alimentos para aprender como lidar com produtos de origem alimentícia, vai fazer toda a diferença.
Caso venha precisar de ajuda, você como MEI, pode contratar um funcionário e o ideal é que antes de iniciar os trabalhos, ele também se capacite.
Na hora de vender, procure estabelecer relacionamento de confiança com seus futuros clientes e crie um ciclo de amizade com cada um deles. Comece oferecendo seus produtos nas proximidades da sua casa e trabalho, e vá aos poucos expandindo para todo o bairro, o importante é fazer um trabalho bem feito.
Em relação aos recebimentos, disponibilize para o cliente, a maquininha para pagamento com cartão de débito e crédito.
As pessoas compram chocolates principalmente para presentear e as vendas de um modo geral são consistentes o ano todo, com picos em épocas como: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal. Uma boa estratégia é criar um calendário promocional com as datas em que o consumo é maior e preparar formatos diferenciados de produtos e elaborar embalagens personalizadas com motivos que remetam a ocasião.
Para diversificar, invista nos públicos fitness e diabéticos, lembrando que a validação da composição dos produtos tem que passar pela avaliação de médicos e nutricionistas; considerando as restrições alimentares dos diabéticos e a linha funcional para os fitness.
O bom atendimento vai fortalecer a tradicional e eficiente publicidade boca a boca. Outras boas opções são: investir em anúncios nos jornais regionais e ofertar degustações em restaurantes, lanchonetes, mercadinhos, cafeterias, empórios, buffets e espaços de festas e eventos. Participe, também, de feiras e eventos em locais de grande circulação de pessoas.
Tenha o hábito de distribuir cartões de visita, o cliente vai saber como achar você e ainda pode recomendar para outras pessoas.
Já no marketing do negócio, as redes sociais, como Facebook, Instagram e Snapchat são ferramentas importantíssimas e complementares para alavancar as vendas, principalmente pela facilidade de acesso e o baixo custo envolvido.
Toda a publicação de conteúdo, imagens e textos, tem que ser bem avaliados e o cliente tem que perceber que as informações estão sendo úteis para ele. Procure lançar promoções, criar enquetes e anunciar lançamentos em primeira mão, com isso você vai estimular a procura dele pelos chocolates. Mantenha o canal de comunicação aberto e deixe claro qual o prazo que você vai entregar os produtos.
MEI, preste atenção, uma boa prática de gestão é montar o cadastro com os dados pessoais e de preferências dos clientes, que permitam você identificar: o que ele gosta de comprar; os melhores horários para falar com ele; formas de pagamento utilizadas; a melhor maneira de comunicar, se é por email, WhatsApp, telefone ou pessoalmente.