Como estão os preparativos para o Dia das Crianças no seu negócio? Mesmo quem tem o empreendimento de um nicho distinto pode lucrar mais na data. Desde a década de 50, o feriado costuma movimentar bastante a área comercial brasileira, já que se tornou quase uma tradição presentear os pequenos. 

Após os dois últimos anos, os quais foram mais afetados pela pandemia de Covid-19, é esperado um cenário otimista nas vendas. E não apenas as grandes empresas devem se preparar para o dia especial, mas também os microempreendedores individuais, já que se pode gerar um impacto positivo em qualquer tipo de empreendimento, independentemente do tamanho ou faturamento.

Dia das Crianças: como lucrar mais? 

Qualquer data comemorativa dentro do comércio exige um planejamento antecipado. E para quem é MEI, todo o processo costuma ter um mesmo responsável, desde a ideia inicial, até o momento das vendas. Por isso, ao criar uma estratégia para o Dia das Crianças, não deixe de considerar os seguintes pontos: 

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Estoque: o preparo do estoque deve ser feito de uma maneira que não faltem itens para venda. É importante ter como objetivo o máximo de lucro possível, porém exagerar pode gerar prejuízos no final. Tenha como base experiências anteriores, além de fazer uma pesquisa de mercado e estimar quais serão os produtos com mais expectativa de vendas.

Promoções: saber quais são os itens com maior probabilidade de vendas também é essencial na hora de definir as promoções. Entenda qual é o verdadeiro desejo do seu público-alvo, para apresentar o que eles realmente querem. Aproveite para analisar as estratégias promocionais da concorrência e saiba oferecer um diferencial.

Divulgação: mesmo que não seja colocada em prática inicialmente, esta etapa deve acompanhar todo o período que o feriado aumenta o movimento comercial. É comum ver as empresas iniciando a campanha de Dia das Crianças logo no início de outubro. 

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Caso tenha um espaço físico, garanta uma decoração temática durante esses dias. Não esqueça também de personalizar as redes sociais e focar na venda dos produtos voltados para o dia. Seja no meio físico ou online, é essencial proporcionar uma experiência diferente para o cliente. Lembre-se que a propaganda não deve atingir apenas as crianças, mas também os pais, tios e avós. 

E se o público-alvo for outro? 

É evidente que a venda de brinquedos aumenta no Dia das Crianças, assim como outros produtos voltados para o público infantil: roupas, calçados, eletrônicos, livros e até itens esportivos. Mas mesmo se o seu negócio não corresponder a nenhum desses nichos, ainda assim é possível aproveitar a data sazonal. 

Use o momento para criar uma conexão com a sua clientela. Aposte em uma identidade visual exclusiva para as redes sociais, com elementos coloridos e divertidos. Não deixe também de fazer uma publicação especialmente para os pequeninos no dia.

Outra dica é aproveitar para aplicar promoções durante esse período, preferencialmente em diferentes segmentos, para apresentar mais variedades aos consumidores. Use a criatividade e faça chamadas relacionadas ao feriado, como por exemplo “Até quem não é mais criança merece presente hoje!”. 

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