Será que a transformação digital, que ficou tão evidente depois do isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus, está presente também nos pequenos negócios?

Uma pesquisa realizada pelo SEBRAE apontou que, nos últimos três anos, os pequenos negócios do Brasil apostaram na informatização e utilização das novas ferramentas digitais, principalmente nas redes sociais. Uma grande mudança se considerarmos que em 2018, a mesma pesquisa identificou que 43% das empresas ainda faziam sua gestão financeira em cadernos ou folhas de papel. 

A chegada do isolamento social, decorrente da pandemia de coronavírus, evidenciou ainda mais a importância da transformação digital, inclusive entre os pequenos negócios. No período de lockdown, por exemplo, foram as plataformas online que “seguraram a barra” de alguns MEIs. 

Atualmente, segundo a pesquisa “Transformação Digital nas MPE” realizada pelo SEBRAE entre abril e junho de 2020, 72% do segmento MEI utiliza o aplicativo de mensagens WhatsApp para se comunicar com clientes. 40% deles também estão presentes nas redes sociais Facebook e Instagram. 

VEJA: Clique aqui e confira os impactos da pandemia de coronavírus na categoria MEI 

O que é Transformação Digital? 

Entende-se por Transformação Digital o processo de alinhamento que as empresas usam colocando as tecnologias digitais para solucionar problemas dentro da sua empresa. Produtividade, vendas e eficácia são alguns deles.  Para o Diretor Superintendente do SEBRAE de Santa Catarina, Carlos Zigelli, “a transformação digital é uma realidade no país e os empresários precisam estar atentos às novidades para pensar de maneira estratégica no desenvolvimento dos seus negócios”.

Na prática

A prova da importância de alinhar as tecnologias aos micro-negócios está nos números: atualmente, 27% das MPE têm páginas na internet. Mas não é necessário ir tão longe, criando um site, para ter sua empresa alinhada às tecnologias.

Em tempos de pandemia, usar ferramentas gratuitas como redes sociais e oferecer novos serviços pode ser uma boa tacada. Confira algumas ideias:

  1. WhatsApp + delivery 

O app de mensagem é um dos mais usados entre os brasileiros e pode trazer muita facilidade para o seu negócio. Usá-lo como ferramenta de venda e negociação é ótimo, ainda mais se aliado à entrega direta na casa do cliente.

VEJA: Clique aqui e descubra como o WhatsApp pode te ajudar a vender mais

  • Armazenamento na nuvem

Seu celular está sobrecarregado de imagens dos seus produtos e serviços? Salve seus arquivos em uma nuvem. Assim, você não corre o risco de perdê-los, não sobrecarrega seu aparelho ou computador e ainda os têm disponíveis de forma prática e rápida. O Google Drive é um deles. 

  • Pesquisas nas redes sociais

Use as redes sociais não apenas para divulgar seus produtos, mas também para conhecer melhor quem são e o que querem seus clientes. Use e abuse das ferramentas dos stories do Instagram! 

VEJA: Confira esse conteúdo exclusivo DicasMEI sobre vendas nas redes sociais 

E aí, conseguimos deixar a temática da transformação digital mais acessível para você?

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