Sabemos que o número de microempreendedores individuais cresce a cada mês, por isso, é preciso manter-se competitivo para ser destaque em meio às muitas microempresas disponíveis ao consumidor

Você sabia que até 2022, o Brasil terá cerca de 17,7 milhões de pequenos negócios, ou seja, mais de um milhão de novos empreendimentos por ano, de acordo com estimativa do Sebrae? Esse número é 43% superior ao atual, que é de 12,4 milhões de Microempreendedores Individuais (MEI) e micro e pequenas empresas optantes do Simples Nacional, sistema que reduz a carga tributária e a burocracia.

Ou seja, de acordo com os esses dados, a tendência é apostar cada vez mais na estruturação de modelos de negócios que lhe ofereçam autonomia de gestão. Esse fato, consequentemente, sugere que a concorrência, neste setor, crescerá diretamente proporcional ao número de formalizações na categoria e, por isso, é preciso ficar de olho em estratégias para driblar o concorrente e ter uma microempresa de destaque. 

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Na matéria de hoje, a Equipe DicasMEI preparou quatro dicas para garantir o sucesso e a visibilidade de sua carreira no  mundo empreendedor.      

Lembrando, é claro, que os pequenos negócios empresariais são formados pelas micro e pequenas empresas (MPE) e pelos microempreendedores individuais (MEI).

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 

Para sair na frente e conquistar credibilidade no setor de sua atuação, é preciso que você, antes de colocar o plano de negócios em prática, aprenda sobre Planejamento Estratégico. Com um planejamento bem desenvolvido, é possível alinhar a missão, os propósitos, a visão do futuro e a forma de atuação. Além, é claro, de ter um conhecimento maior sobre o nicho de mercado escolhido.

VEJA: A DicasMEI tem uma dica exclusiva sobre o assunto, que vai te ensinar a planejar estrategicamente em poucos minutos 

APRENDA COM SEUS ERROS

Muita gente começa a empreender sem nunca ter tido essa experiência anteriormente, por isso, é comum que, no início, aconteçam muitos erros pelo caminho. O segredo é não desistir ou desanimar com as falhas. Alguns dos erros mais comuns em microempresas  são: a falta de direcionamento do negócio, controle financeiro inadequado e o não estabelecimento de metas, se feitos de forma reiterada, podem levar à ruína.

Por isso, é fundamental aprender com os erros e usá-los  em prol da criação de experiências cada vez melhores.

VEJA: Saiba como um plano de negócios pode te ajudar a evitar erros 

SEJA CRIATIVO!

Para se destacar diante de tanta competitividade, o jeito é procurar soluções criativas para driblar obstáculos típicos do empreendedorismo, como a falta de recursos. Quem faz a gestão de uma microempresa, geralmente, tem poucos recursos à disposição, por isso, é preciso saber como fazer muito com pouco. 

VEJA: Clique aqui e saiba mais cobre o conceito de Gestão de Inovação

INVISTA EM MARKETING 

Mitos como “investir em marketing é caro” ou “farei isso quando a empresa crescer” estão presentes na mentalidade de muitos empreendedores. O grande problema é que as duas afirmações estão erradas e não estão alinhadas com a construção de uma microempresa de sucesso.

Investir em marketing só é caro quando não há uma estratégia adequada para isso. Com ajuda especializada, o marketing pode apresentar um excelente custo-benefício. Além do mais, como as pessoas encontrarão um negócio que nem sabem que existe, se não houver investimento para divulgá-lo?

VEJA: Nesta dica gratuita da plataforma DicasMEI, falamos sobre Marketing na Gestão Empresarial, confira!

E aí, pronto para dar os primeiros passos e fazer sua microempresa se destacar?

Caso ainda não seja MEI, mas, lendo essa matéria, viu uma oportunidade de empreender e seguir uma carreira por conta própria, formalize-se já: https://www.dicasmei.com.br/servico/formalizacao/#/

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