É comum que o microempreendedor individual aumente a quantidade de itens no estoque no final do ano, quando as vendas são intensificadas

No entanto, nem sempre há o escoamento de todos os produtos e, para não sofrer prejuízo, é preciso estar atento às estratégias de queima de estoque

O final de janeiro está chegando e ainda tem produtos adquiridos no final de 2019 no seu estoque? Já tentou fazer promoções, mas, parece que esses itens não desencalham de jeito algum?

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Se você respondeu sim às perguntas, fique tranquilo, porque a equipe DicasMEI pode te ajudar a começar o ano sem essas preocupações. Nós preparamos algumas dicas exclusivas para que você renove o seu estoque, lucrando e estimulando o giro de produtos. 

Vamos descobrir juntos como queimar o estoque do final do ano?

Por que é importante estimular a circulação de produtos?

Quanto mais tempo os produtos ficam armazenados nos estoques, mais tempo o dinheiro fica parado. No entanto, fazer grandes promoções exige planejamento e preparação. Do contrário, elas podem gerar prejuízo ao lojista. 

Aparecida Santos é artesão e vende seus produtos em loja especializada. Ela nos relatou que, prevendo o aumento das vendas no final do ano, produziu uma quantidade de peças em madeira bem acima daquela que costuma colocar à venda normalmente. Depois do Réveillon, no entanto, algumas peças ainda estavam lá, à procura de compradores. 

“O artesanato em madeira é minha paixão. Acho que me empolguei e acabei produzindo mias do que o necessário. Logo nos primeiros dias de janeiro, já bateu o desespero. Percebi que as peças ficariam ali, pegando pó. E aí tive uma ideia; fazer uma intervenção que, além de oferecer os produtos a preços melhores, ainda permitia que mais pessoas conhecessem o meu trabalho”, compartilha conosco a artesã. 

Como faço para queimar o estoque?

Planejamento é essencial. E, para que você planeje tudo de forma organizada, nós indicamos um plano especial de vendas, que vai te ajudar a evitar imprevistos durante a sua ação. 

Para que seu plano especial de vendas seja eficiente, o primeiro passo é responder às seguintes questões: 

  • Quais itens farão parte da ação?
  • Como será a promoção?
  • Qual o tempo de duração da ação?
  • Como será a divulgação?

Durante o planejamento, observe também pontos como opções de negociação, kits de produto e as suas expectativas para esta ação.

VEJA: Saiba mais sobre planejamento de vendas para não perder oportunidades

Mas, olha, vale a pena lembrar que uma ação de vendas, com a intenção de queima de estoque, deve ter começo, meio e fim. Então, é importante delimitar um prazo. 

Outro ponto essencial é o investimento na divulgação. Para que a sua queima de estoque traga resultados, as pessoas precisam saber que ela está acontecendo. Isso parece óbvio, não é mesmo? Então pense em uma campanha de divulgação que encontre o público que você pretende atingir.

“Eu sempre fazia promoções e colocava só uma placa na frente da loja. Eram poucas as pessoas que liam e demonstravam interesse. Aí, meu filho, que entende melhor de Marketing, disse que eu podia investir nas redes sociais, principalmente no Instagram que, por ser uma plataforma de imagens, me permite apresentar os produtos e seu processo de produção”, conta Aparecida. 

Se o seu público está online, comunique a queima de estoque nas suas redes sociais, no seu site ou por e-mail marketing. O importante é o seu recado chegar até quem você deseja. Troque a capa do seu Facebook, crie banners para o site e prepare uma linha de comunicação para feed e stories no seu Instagram. Relembre nas redes sociais que a promoção está acontecendo, publique fotos e vídeos dos itens que estão com desconto e explore as possibilidades que cada ferramenta proporciona.

VEJA: Confira as dicas gratuitas sobre marketing digital no portal DicasMEI 

Viu só como é possível desencalhar o estoque da sua loja? 

Apesar de não ser o ideal, estoque parado não é motivo para pânico. Uma liquidação bem feita é a oportunidade perfeita para você colocar em circulação os produtos encalhados. Com planejamento e criatividade, você vai longe. 

E aí, gostou dessa matéria? Conseguimos te inspirar a ter boas ideias?

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